Home / Veículos / Carros / Tesla: O céu é o limite?

Tesla: O céu é o limite?

Com apenas 15 anos de existência, a Tesla Motors já possui valor de mercado maior que empresas consolidadas no mercado, como a americana Ford.

Com apenas 15 anos de existência, a Tesla Motors já possui valor de mercado maior que empresas consolidadas no mercado, como a americana Ford.

Quando o assunto é carro com tecnologia, poucas empresas no mundo tem o respaldo que a Tesla Motors possui. A empresa norte-americana é referência em automóveis elétricos. Em 2006, lançou o primeiro carro esportivo de luxo totalmente elétrico, modelo esse, que acelera de 0–100 km/h em 3,9 segundos. E apenas 10 anos depois, a empresa entrou no ranking das 10 marcas automotivas mais valiosas do mundo, com um valor estimado em 4,436 bilhões de dólares.

Tesla-10O nome da marca, homenageia o cientista sérvio Nikola Tesla, considerado por muitos do universo da ciência, o pai da eletricidade. Embora tenha vivido no século 19, o cientista previu algumas inovações tecnológicas, entre elas, o Wifi, telefones celulares, drones e aviões comerciais de alta velocidade.

O CEO da marca é o sul-africano Elon Musk, que além da Tesla, gerencia a empresa SpaceX, que atua no mercado aeroespacial. Em 2017, o empresário juntou as duas empresas em uma ação, levando um Tesla Roadster para o espaço. Seus interesses ainda incluem passeios a lua, e a busca pela colonização de Marte. Sua fortuna é estimada em 20,1 bilhões de dólares, que o posiciona como a 53 ª pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes.

Em março de 2016, a empresa anunciou um de seus planos mais ousados. Tratava-se do lançamento do Tesla model 3, o primeiro carro popular totalmente elétrico. O carro custa 35 mil dólares, e pode ser comprado sob encomenda no site da marca. Não há previsão de venda para o Brasil.

Design simples e minimalista. Quase todos as funções estão disponíveis na tela de paniel.

Design simples e minimalista. Quase todos as funções estão disponíveis na tela de paniel.

A produção começou em julho de 2017, e tinha como meta produzir 5 mil unidades até o dezembro do mesmo ano. Entretanto, a empresa adiou em seis meses a conclusão. Segundo Musk, “Os últimos 12 meses foram os mais difíceis da história da empresa”. Durante esse processo, alguns problemas passaram pela fábrica.

Tesla-4O presidente da empresa, acusou publicamente, um funcionário de sabotagem. Segundo Elon, o funcionário divulgou informações importantes e secretas a concorrentes, por vingança, pelo fato de não ter sido promovido. Na mesma época, um princípio de incêndio atingiu a linha de produção, mas não se sabe ao certo a gravidade do incidente. Outro problema que afligiu a empresa, foi o pico na produção das baterias que abastecem o modelo popular.

Tesla-6A marca responsável pelas baterias é a Panasonic. Após esses problemas a Tesla anunciou o corte de 9% de sua folha trabalhista. Mas no último dia de junho, contrariando tudo e a todos, a empresa informou que atingiu a meta dos 5 mil carros produzidos. Feito muito celebrado por todos da empresa, “A Tesla finalmente é uma verdadeira empresa automobilística”, disse o presidente-executivo Elon Musk.

O teto de vidro panorâmico ajuda na iluminação

O teto de vidro panorâmico ajuda na iluminação

O futuro para a Tesla Motors é promissor. Com a primeira meta de carro popular alcançada, os próximos objetivos são de expandir ainda mais a marca, buscando novos mercados, entre eles o Brasil. E se consolidar como uma das maiores empresas de automóveis do mundo.

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
VEJA TAMBÉM
AutoMOTIVO 130 traz matérias imperdíveis ao mercado de som e acessórios
VEJA TAMBÉM
Pioneer lança DVD player com tela retrátil
VEJA TAMBÉM
Interface de vídeo FT-VF-VW5, da Faaftech
VEJA TAMBÉM
Varejo em Foco visita a Lapa

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com