Não tem discussão: os SUVs vieram para ficar e se tornam um segmento cada vez mais forte no mercado automotivo no mundo todo. Montadoras de todo o mundo tratam de incluir nas suas linhas modelos que misturam características de utilitários a atributos de carros de passeio, como conforto, dirigibilidade e desempenho.
No Brasil não é diferente: a oferta de veículos desse tipo é cada vez mais ampla e os resultados de emplacamentos mostram que as montadoras não estão colocando suas fichas neles à toa. No que diz respeito ao mercado de som e acessórios, ignorar os SUVs é um jeito seguro de deixar de ganhar dinheiro.
Batizados no exterior de Sport Utility Vehicles, ou utilitários esportivos, os SUVs formam uma família cada vez maior e mais diversificada, que abrange desde os verdadeiros utilitários com toques mais esportivos até os veículos eminentemente urbanos e sem a menor vocação para uma estrada de terra, que ganham alguns retoques – na maioria estéticos – e o sufixo Cross para tirarem proveito dessa onda.
Na fila para ser brasileiro
Em função de todo o sucesso que os SUVs vêm fazendo no Brasil, não é de estranhar que o Q3 tenha sido escolhido pela Audi como um dos dois modelos a serem montados na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, a partir do próximo ano (o outro é o sedan A3). Importado no Brasil desde 2012, o Q3 é comercializado no mercado brasileiro por um preço médio de R$ 132 mil (modelo que já anda por aqui é o que abre a matéria).
Anunciado pela montadora alemã como “o compacto multi tarefas da marca das quatro argolas”, o Q3 tem estética de utilitário, mas não abre mão do comportamento mais esportivo característico dos veículos da fábrica alemã. É o que a Audi chama de “esportividade urbana”.
Visto de frente, ele não deixa nenhuma dúvida do seu DNA, com a entrada de ar que chama a atenção pela altura, começando quase no limite do spoiler dianteiro e o marcante formato trapezoidal, ladeada por estreitos faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LED.
O pacote mecânico do Q3 inclui duas opções de motor de dois litros, com 170 e 211 cv, respectivamente. A adoção da tecnologia Turbo FSI, que combina injeção de combustível FSI e um turbocompressor conferem ao motor mais potência e mais eficiência, ajudando na obtenção de marcas como um consumo médio de até 13,0 km/litro.
O Q3 embute outras soluções tecnológicas, como o alternador com recuperação de energia, que permite que a energia cinética seja convertida em energia elétrica útil quando o veículo está em descidas ou em processo de frenagem. Por sua vez, essa energia é usada para ajudar o alternador em uma aceleração posterior, gerando até 3% de economia de combustível.
Outra é o opcional Audi Drive Select, que permite que o motorista use um botão para selecionar o ajuste que preferir para o seu SUV, privilegiando um dos quatro modos de condução disponíveis: conforto, dinâmica, auto ou eficiência.
Por trás do botão está um sofisticado sistema que combina a tração integral quattro® e a transmissão S tronic de 7 velocidades para encontrar a combinação ideal para oferecer o resultado desejado. No modo eficiência, por exemplo, a embreagem é desengatada pela transmissão S tronic quando o veículo está andando sem tração, o que se reflete na redução do consumo de combustível.
Equipamentos e acessórios
A Audi oferece o Q3 em três versões: Attraction, Ambiente e Ambition, que incluem equipamentos como assentos dianteiros com ajustes elétricos, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro ou dianteiro e traseiro, sensores crepuscular e de chuva, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, alarme e trava com controle remoto, sistema de som com Bluetooth dotado de dez alto-falantes e outros. Conforme a versão, alguns equipamentos são opcionais.
Equipamentos como acesso keyless (sem chaves), sistema automatizado de estacionamento com câmera de ré, computador de bordo com display colorido, sistema de som Bose de 465w com 14 alto-falantes e o Audi Drive Select só são oferecidos como opcionais.
Entre os acessórios originais, a fábrica oferece suporte para bicicleta escamoteável para fácil acesso ao porta-malas, berço para smartphone embutido no console central, cabide metálico cromado para paletós adaptável ao suporte dos encostos de cabeça.
Em outros mercados no Exterior a linha de acessórios é complementada por itens como rack, engate removível, lavador de faróis, detector com aviso de mudança de faixa, monitor de pressão de pneus e controle de descidas íngremes, além de muitos pacotes de acabamento.
Opção para quem gosta de esportivos
Para os consumidores exigentes a ponto de não se contentarem com o desempenho de um Audi normal, a empresa está incorporando à gama de modelos oferecida no Brasil o RS Q3, primeiro SUV esportivo do mercado.
Apresentado no Salão Genebra do ano passado, o modelo é especialmente preparado pela divisão quattro da Audi, responsável pelos seus veículos de alto desempenho, como o RS 7 Sportback e a perua RS 6 Avant, que a empresa também comercializa no Brasil.
Uma das principais diferenças do RS Q3 em relação ao seu irmão mais comportado é o motor, que passa a ser um 2.5 de cinco cilindros, com 310 cavalos de potência e 42,8 kgfm de torque, que permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e alcance 250 km/h, limitados eletronicamente. O câmbio de sete marchas é dotado de shift-paddles na direção, com alavanca opcional.
Outras são a suspensão rebaixada em 25mm, discos de freio trabalhados e dotados de pinças de oito pistões, a bateria deslocada para o porta-malas para melhor distribuição de peso e equipamentos exclusivos, como o Launch Control, similar ao controle de largada usado na Fórmula 1, que controla a aceleração do SUV da imobilidade até alcançar a tração ideal.
A lista de equipamentos inclui controle eletrônico de estabilização (ESC) desativável, sistema de estacionamento automático, sistema de som com 10 alto-falantes e sistema Star/Stop, que ajuda o motor a economizar combustível em trajetos urbanos.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação