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Empresário gaúcho criou carro elétrico dentro de sua garagem

Foto: Cesar Lopes/Especial

Foto: Cesar Lopes/Especial

Depois de uma viagem para a Itália em 2009, o empresário João Alfredo Dresch, de Lajeado (RS), voltou  inspirado. Ele viu os carros elétricos circulando por lá, visitou algumas fábricas e resolveu criar o seu próprio modelo.

Com um pouco mais de um metro de largura e menos de 2 metros de comprimento, o JAD (como foi batizado), custou R$ 40 mil e ficou pronto em 11 meses e maio com a ajuda de dois amigos, um engenheiro e um mecânico. Dresch ganhou o apelido de Henry Ford do Vale do Taquari.

Para criar o pequeno JAD, Dresch construiu um molde de papelão em tamanho real, depois outro de madeira, que foi revestido de fibra e por último, ganhou uma estrutura de aço.

– Quando ficou pronto, fui entrar no carro e não consegui. A porta tinha ficado pequena. Tivemos de cortar a parte da frente e aumentar o comprimento em uns 15 centímetros – relembra o bem-humorado inventor em entrevista a um jornal local.

No final de 2010, o JAD ficou pronto com farolete de moto de baixa cilindrada, espelho de caminhão cortado ao meio e 14 baterias de jet ski, carregáveis em qualquer tomada 110 V ou 220 V. Duas horas conectado na luz rendem duas horas de autonomia nas ruas.

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Os bancos foram retirados de uma Meriva capotada, revestidos em couro vermelho e branco com o nome JAD, inicias do criador. Sem maçanetas – o que, segundo Dresch, dificulta furtos –, abre, tranca e fecha os vidros por controle remoto. O JAD tem as vantagens de qualquer carro elétrico: não polui, é isento de IPVA e tem baixo custo de rodagem, cerca de R$ 0,10 por quilômetro. Um popular gasta, em média, três vezes mais com combustível.

Só dois anos e meio depois de finalizado e com dois guinchamentos por circular sem documentos, o carro elétrico de Lajeado foi aprovado pelo Detran. As placas JAD-0713 chegaram há pouco tempo. Desde então, já rodou até pelo Litoral Norte, despertando curiosidade.

Ficha técnica

Tamanho: 1,20 metro de altura, 1,05 metro de largura e 1,95 metro de comprimento
Peso: 295 quilos
Capacidade: duas pessoas
Motor: elétrico, tem rolamento especial de 5 CV
Velocidade máxima: 70km/h
Equipamentos: cinto de segurança, freio a disco nas quatro rodas, extintor de incêndio, freio de mão, estepe e carregador de bateria para tomadas convencionais 110 V ou 220 V
Bateria: 14 baterias de gel, com vida útil de até cinco anos
Autonomia: após duas horas carregando, o carro anda por duas horas
Especificidades: não é automático e não tem marcha, tem apenas freio e acelerador. A ré é acionada por um botão que inverte a polaridade do motor
Custo de rodagem: cerca de R$ 0,10 por quilômetro (valor gasto com energia elétrica)
Valor de venda: estimado entre R$ 15 mil e R$ 18 mil

Fonte: Zero Hora

Um comentário

  1. Alvaro G. Barbosa

    Parabéns pelo JAD, quando estiver fabricando em serie, terá alguns acertos e adições, mas , desde já declaro que é o meu sonho de consumo , até mais que o Smart, não só por ser Brasileiro, como também pelo preço, acredito que comprarei um assim que for possível! Gostaria de receber atualizações sobre o assunto, se possível !

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