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Conheça a esportividade retrô do Jaguar F-TYPE Project 7

O Jaguar Project 7 tem linhas marcantes que remetem a modelos clássicos da marca

O Jaguar Project 7 tem linhas marcantes que remetem a modelos clássicos da marca

Houve uma época em que para poder ser chamado de concept, um modelo tinha de ser arrojado, futurista, quem sabe até lembrando um modelo daqueles que apareciam nos desenhos dos Jetsons ou dos gibis de Flash Gordon ou Batman.

Agora, parece que não é mais tudo assim e que o design retrô veio para ficar. Nos últimos salões e Concours d’Elegance os modelos inspirados nos traços clássicos dos carros que faziam sucesso na década de 40, 50 e até 60 são uma presença cada vez mais freqüente.

As marcas inglesas estão entre as principais entusiastas dessa tendência. No último ano a Aston Martin se destacou ao apresentar o seu belo CC100 Speedster Concept, que foi capa da AutoMOTIVO no ano passado.

Desta vez é a Jaguar que atrai os holofotes ao resgatar num concept alguns dos traços típicos dos seus clássicos modelos de pista, como as linhas alongadas e a suaves, a entrada de ar frontal proeminente, a traseira curta e a corcova atrás da cabeça do piloto.

Estilo retrô

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O Jaguar é uma das marcas de automóveis de produção em série mais bem sucedidas nas pistas de competição. Só nas míticas 24 Horas de Le Mans ela conseguiu nada menos que sete vitórias.

Comemorando essas sete vitórias e os sessenta anos do marcante Jaguar tipo D, a marca inglesa resolveu desenvolver um modelo que unisse a avançada mecânica dos seus modelos atuais às linhas marcantes dos seus modelos de competição.

O resultado foi o concept Project 7, apresentado em primeira mão no recente Festival de Velocidade Goodwood, tradicional circuito de competições automotivas na Inglaterra.

Embalada pelo sucesso obtido, a Jaguar resolveu encurtar ao máximo o tradicional período de espera entre a apresentação de um carro conceito e a sua transformação em modelo de produção.

Em parceria com a Land Rover foi criada a Jaguar Land Rover Special Operations, que atende as duas marcas do grupo e passará a cuidar do desenvolvimento de veículos sob-medida e de alta performance, além de projetos de veículos de produção limitada, acessórios e complementos.

O protótipo ganha as ruas

Visto de qualquer ângulo, o  Jaguar F-Type Project 7 chama a atenção

Visto de qualquer ângulo, o Jaguar F-Type Project 7 chama a atenção

E o seu primeiro desafio foi produzir uma série exclusiva, limitada de apenas 250 exemplares do modelo, que agora se chama F-TYPE Project 7, para manter a associação à atual linha de veículos da montadora.

Pequenas mudanças foram feitas na idéia do concept original, entre elas a incorporação de um assento para passageiro com arco de rolagem atrás do apoio de cabeça, um parabrisas e pára-choque frontal reforçado para atender o mercado norte-americano.

O modelo de produção do  Jaguar F-Type Project 7 ganhou espalço para um passageiro

O modelo de produção do F-Type Project 7 ganhou espalço para um passageiro

A parte aerodinâmica também foi aprimorada com a introdução de diversos itens em fibra de carbono para melhorar o “downforce” e o fluxo de ar, como spoilers frontal e traseiro, saias laterais e um difusor traseiro. Esses componentes garantem que a 300 km/h o F-TYPE Project 7 gere 177% mais “downforce” que um F-TYPE conversível.

Apesar disso, o resultado não perde o essencial, que é a união da tecnologia moderna com o estilo retrô. As carrocerias em alumínio serão produzidas à moda antiga, moldadas à mão, mas por trás do volante o motorista vai encontrar “borboletas” em alumínio para comandar as oito marchas da caixa de câmbio Quickshift.

Mecânica sofisticada

Na entrada de ar frontal, o detalhe das cores contrastantes  do Jaguar F-Type Project 7 embra que o modelo é atual

Na entrada de ar frontal, o detalhe das cores contrastantes lembra que o modelo é atual

Por baixo do capô estará um motor V8 de cinco litros e 575 cavalos, que vai garantir ao carro de 1.585kg um desempenho que deve satisfazer os motoristas mais exigentes e fazer a festa dos radares, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 300km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.

O pacote mecânico incorpora ainda um diferencial eletrônico ativo (EAD) de segunda geração, que pode ser totalmente acionado em 200 milisegundos, freios Carbon Ceramic Matrix (CCM) com discos de 15 polegadas e o sistema Torque Vectoring by Braking (TVbB), que coordena freios e diferencial para garantir o máximo de estabilidade, tração e manobrabilidade mesmo em situações-limite.

A suspensão de comportamento configurável é controlada pelo sistema Adaptive Dynamics da Jaguar, que monitora 500 vezes por segundo os comandos do piloto e dados da atitude do carro para otimizar a estabilidade.

O motorista pode escolher um ajuste mais ou menos esportivo com um simples toque na tela touchscreen de oito polegadas instalada no centro do painel.

Para garantir que todos os sentidos dos ocupantes possam aproveitar a experiência, o F-TYPE Project 7 ainda incorpora um sistema de escapamento regulável Active Sport Exhaust com quatro canos externos revestidos de cerâmica fosca.

Ele usa válvulas controladas eletronicamente e posicionadas na parte traseira do escapamento para diminuir a contrapressão e melhorar a qualidade do som produzido.

Vista lateral do Jaguar F-Type Project 7

Vista lateral do Jaguar F-Type Project 7

O modelo estará disponível em cinco cores metálicas: Azul Ultra, Vermelho Caldera, Verde British Racing Green (as três cores com opções de apliques gráficos brancos), Preto Ultimate e Branco Glacier (as duas com opções de apliques em cinza). Em todos eles, as rodas de 20 polegadas serão com acabamento preto.

 

Texto: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

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