Home / Veículos / Concept Cars / FCC4: pick–up ou sedan?

FCC4: pick–up ou sedan?

Concept Fiat FCC4, provável base para pick-up média da marca

O novo Concept Car da Fiat explora uma nova linguagem de design

Concept Fiat FCC4, provável base para pick-up média da marcaA Fiat apresentou neste Salão do Automóvel de São Paulo seu mais novo laboratório de design, o FCC4 (abreviação de Fiat Coupe Concept 4) que traz conceitos e elementos inovadores, com novos volumes e proporções surpreendentes.

E por causa da afirmação: “É uma mistura de sedã com pick-up, um novo conceito”, de Lelio Ramos, diretor comercial da Fiat no Brasil, que também afirmou que é um projeto 100% visando o mercado brasileiro, a especulação cresceu em torno do conceito.

O que se afirmou durante todos os dias do Salão é que o novo design deverá inspirar a futura pick-up média da marca, que será fabricada aqui em 2016.

O conceito curioso para uma futura pick-up, até porque para alguns ele parece mais com um sedã, deverá brigar para ocupar um lugar entre as pick-ups médias S-10, Hilux e as menores, como a própria Strada da Fiat.

O anúncio de que a Fiat teria uma nova pick-up no Brasil foi feito no dia 6 de maio de 2014 pelo Frupo FCA. O carro será feito na nova fábrica da Fiat erguida na cidade de Goiana, em Pernambuco, a mesma que dará vida ao Jeep Renegade.

Detalhes do FCC4

Concept Fiat FCC4, provável base para pick-up média da marca

O FCC4 é um exercício de design desenvolvido pelo Fiat Design Center Latam e, mais do que adotar uma tipologia específi ca para um carro, ele trilha caminhos híbridos, traz dimensões generosas e altura do solo elevada, posicionando-se imediatamente em um novo universo.

O DNA

Concept Fiat FCC4, provável base para pick-up média da marca

Adventure da marca se une com o luxo e o espaço interno de um grande sedã.
A lateral de proporções inéditas e surpreendentes, com linhas dinâmicas, superfícies musculosas e reduzida área envidraçada, reafirma o sentimento de força, proteção e privacidade.

O conceito wrap around que une para-brisa, área envidraçada lateral e o vidro traseiro reforça o caráter extremamente dinâmico do
concept. A diversidade de highlights cria camadas de reflexos ao longo da carroceria, enfatizando a dualidade luz e sombra, aliviando massas e deixando o visual do carro mais leve.

Concept Fiat FCC4, provável base para pick-up média da marca

Concept Fiat FCC4, provável base para pick-up média da marcaNa frente um olhar forte e determinado, marcado principalmente pela adoção da faixa superior composta de LEDs de posição que ficam acesos mesmo durante o dia. Logo abaixo, dando suporte e completando o conjunto principal ficam os demais grupos óticos.

O logotipo FIAT aparece na parte superior, protegido por superfícies refinadas e emoldurado pelos LEDs das extremidades. A traseira, com seu característico vidro fastback e suas portas assimétricas, surge provocativa, adotando uma nova tipologia de abertura e uso.

As lanternas de LED remetem ao conjunto dianteiro e, como ele, carregadas de tecnologia e refinamento. Destaca-se ainda a força visual da parte inferior com seus escapes nas extremidades do para-choque e a proteção central em alumínio.

Cada acabamento do FCC4 e seu conjunto de detalhes foram pensados na ferocidade das formas, exigindo sobriedade e elegância. Superfícies foscas, sobrepostas em detalhes em alumínio, mesclam tecnologia e inovação.

Concept Fiat FCC4, provável base para pick-up média da marcaO corpo possui a presença marcante da inédita cor azul metalizada: nobre e luminosa, com nuances de luz e sombra, realça ainda mais os volumes e superfícies do FCC4 que possui medidas generosas para um sedã: são 5 m de comprimento, 1,94 m de largura (sem contar os espelhos) e altura relativamente baixa para uma pick-up, apenas 1,60 m.

O FCC4 pode ser apenas um belo exercício de design, mas dá uma boa pista dos rumos que a FIAT deve tomar para a sua futura pick-up média, uma das poucas lacunas ainda não preenchidas no farto portfólio da marca italiana.

 

Autora: Denise Andrade

Imagens: Divulgação

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo