Em 1985, o ano de 2015 ainda era um futuro distante. É nesse contexto que Marty McFly, o personagem vivido pelo ator Michael J. Fox, embarca para o futuro num De Lorean DMC 12 transformado em máquina do tempo pelo amalucado professor Emmet Brown, interpretado por Christopher Lloyd.
No painel da máquina, a data marcada como destino da viagem ao futuro é 21 de outubro de 2015. Grande sucesso de público, De volta para o Futuro teve duas continuações.
Para os fãs de automóveis, o filme foi a chance de curtir o De Lorean, modelo esportivo de vida curta idealizado pelo ex-executivo da General Motors John de Lorean, desenhado por Giorgetto Giugiaro.
Foi produzido pela De Lorean Motor Company (DMC), inicialmente na Irlanda e depois nos Estados Unidos.
Se destacando com o seu estilo aerodinâmico e portas tipo asa-de-gaivota, o De LOrean DMC 12 foi o único modelo produzido pela empresa antes de fechar as portas e tinha uma interessante característica: o seu chassis monocoque era produzido em fibra de vidro reforçada e e a carroceria, totalmente em aço escovado.
Com uma legião de fãs em todo o mundo, o De Lorean contonua atraindo a atenção por onde passa.
A marca De Lorean e grande volume de peças novas da DMC foram arrematadas num leilão e hoje existe uma rede de oficinas e lojas especializadas no modelo nos Estados Unidos. Existe a possibilidade de que o modelo volte a ser produzido. Vamos torcer!