Este enorme SUV de luxo com propostas focadas no conforto dos ocupantes foi uma das principais atrações do recente New York Auto Show
A exemplo do que vem acontecendo na maioria dos grandes salões mundo afora, os SUVs foram uma das principais atrações do recente Salão de Nova Iorque. Dezenas de modelos disputavam a atração dos mais de um milhão de visitantes.
Embora houvesse novidades como o esportivo Maserati Levante e o luxuosíssimo Bentley Bentayga, o modelo que atraiu mais visitantes foi o Lincoln Navigator Concept, “SUVão” da divisão de luxo da Ford.
E por que “SUVão”? Embora a Lincoln não tenha divulgado especificações, levando em conta os dados da versão de produção, o Navigator Concept tem cerca de 5,5m. de comprimento, mais de 2,5 toneladas de peso, espaço para 6 ou 8 passageiros e 21 cm de vão livre do solo.
De acordo com a equipe de design da Lincoln, a inspiração para o concept veio dos iates e veleiros de luxo, o que influenciou o design externo, a cor usada para a pintura, o uso generoso de madeira teca no interior e até um inédito guarda-roupas alojado no porta-malas.
Embora no exterior chamem a atenção a escada retrátil de três degraus acionada automaticamente e as enormes portas duplas tipo asa-de-gaivota que se abrem para cima, foi o interior que pareceu ter recebido maior atenção.
Conforto e sofisticação
Seis amplos assentos individuais acolhem os ocupantes, que podem escolher entre trinta diferentes opções de ajustes motorizados para se acomodarem com o máximo de conforto.
Na parte traseira dos assentos e do meio estão incorporadas enormes telas touchscreen com conexão Wi-Fi e uma generosa bandeja, permitindo que os passageiros se divirtam e trabalhem enquanto são transportados com conforto superior ao de muitas limusines.
Graças à conexão Wi-Fi, os ocupantes podem compartilhar facilmente músicas e outros conteúdos de seus dispositivos pessoais.
O motorista e o ocupante do assento dianteiro podem utilizar uma tela multifunção com tamanho suficiente para deixar muitos notebooks para trás, instalada na parte superior do centro do painel.
A configuração do conteúdo dessa tela pode ser feita facilmente através de uma tela touchscreen menor alojada no console entre os dois bancos da frente.
Entre cada uma das três fileiras de bancos corre um largo console onde estão alojados variados controles e se apoiam generosos apoios de braços. Para melhor acesso e visualização, a parte frontal de cada console é angulada para cima.
O interior é todo revestido com couro e recebe apliques de teca, madeira usada no revestimento de barcos de luxo. Outro toque de refinamento é o guarda-roupas repleto de prateleiras que ocupa toda a largura do porta-malas. Embora seja uma proposta conceitual, muitos usuários – e usuárias – fariam excelente uso de um acessório assim.
Mecânica e tecnologia
Um motorzão twin-turbo V6 de 3,5 litros e mais de 400 hp de potência movimenta as mais de 2,5 toneladas do Navigator Concept. Uma série de equipamentos avançados permite que o motorista adapte o SUV às suas preferências e o dirija com toda segurança.
É o caso do Assistente Pré-Colisão dotado que de radar e câmera, que deteta veículos, pedestres e outros obstáculos à frente e pode acionar os freios automaticamente caso o motorista demore para reagir.
Para ajudar nas manobras de estacionamento dos mais de 5,5 metros de comprimento do Navigator Concept, o motorista conta com a assistência de uma câmera de 360 graus, na verdade um sistema que integra as imagens de quatro câmeras e gera uma imagem mostrando todos os lados do veículo.
Embora algumas das propostas não devam chegar à linha de produção – caso das portas asa-de-gaivota –, muitas das propostas apresentadas pela Lincoln nesse concept devem ser incorporadas às versões do Navigator nos próximos anos.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação