Home / Destaques / Volvo XC40 – Um SUV criado para fazer sucesso

Volvo XC40 – Um SUV criado para fazer sucesso

O estilo do XC40 é agradável e moderno, mantendo a identidade dos SUVs da Volvo

O estilo do XC40 é agradável e moderno, mantendo a identidade dos SUVs da Volvo

Um novo SUV chega ao mercado brasileiro nos próximos meses prometendo incomodar muito a concorrência. Poucos meses depois do lançamento do modelo na Europa, a Volvo está trazendo ao Brasil a partir de abril o seu mais recente lançamento, o SUV “compacto” XC40.

Criado para ser o modelo mais vendido da marca sueca em todos os mercados em que ela atua, o XC40 pretende ter desempenho semelhante por aqui, emplacando por volta de 2.000 unidades já neste primeiro ano e de quebra ainda dando um grande impulso às vendas da marca, conhecida pelos modelos atraentes, confortáveis, robustos e muito seguros.

Volvo-XC40-2

Atributos para isso é o que não parecem faltar para o irmão mais novos dos cobiçados SUVs XC60 e XC90 da Volvo. Produzido na fábrica da montadora em Ghent, na Bélgica, ele traz como equipamentos padrão muitos itens que os fãs da marca já estavam resignados a só encontrar nos modelos maiores e mais caros.

Em outras palavras, por um preço de tabela a partir dos R$170 mil, quando o assunto é conteúdo tecnológico de segurança e conforto o Volvo XC40 deixa no chinelo muito SUV de marca considerada premium e considerado bom de venda. E isso deve contar pontos com os consumidores, que estão sempre procurando um “gadget” novo, mesmo que depois nunca usem ou que tenham de ir atrás de uma concessionária ou loja especializada em acessórios para desligá-lo.

Volvo-XC40-8

Compacto pero no mucho

O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular CMA desenvolvida pela Volvo para veículos compactos, que será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo modelos com propulsão 100% elétrica. Com 4,42 m. de comprimento, 2,70 m de distância entre-eixos e 1,86 m. de largura, embora seja classificado pela montadora como compacto, o novo utilitário esportivo é maior do que o Jeep Compass e oferece muito espaço interno.

Volvo-XC40-5

Ao desenvolver o novo projeto, os engenheiros da Volvo inverteram o raciocínio dos motoristas do segmento, bem como e onde eles armazenam seus pertences ao dirigir. Só depois é que voltaram às suas pranchetas eletrônicas, procurando criar um veículo que atendesse a tudo o que haviam percebido. indo primeiro às ruas para entender os hábitos, necessidades e aspirações.

O resultado é um veículo com um compartimento de passageiros cheio de ótimas sacadas, como espaços cuidadosamente estudados nas portas e sob os assentos para guardar notebooks e tablets; um outro para posicionar e recarregar smartphones sem necessidade de cabos; uma lixeira de bom tamanho instalada no console central, ideal para dar conta de todas as embalagens e sobras deixadas pelas crianças, além de práticos ganchos localizados em pontos estratégicos (inclusive na tampa do porta-luvas) para ajudar a transportar sacos, sacolas e bolsas.

Volvo-XC40-7

Como resultado dessa “reengenharia”, os alto-falantes dianteiros não estão montados nas portas, como em outros carros. Para poder criar bolsões aproveitando o espaço interno das portas, os engenheiros da Volvo removeram os falantes, que foram trocados por um subwoofer ventilado a ar montado no painel.

O que não falta ao novo SUV da Volvo é tecnologia, que pode ser encontrada desde inúmeros equipamentos de segurança até na iluminação. Os faróis Full LED são auto-direcionais e acompanham o giro do volante, incorporando um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos, nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo e DRLs com acendimento automático. Faróis de milhas e lanternas traseiras também adotam iluminação LED.

Volvo-XC40-3

O Volvo XC40 chega com três versões de acabamento: a básica, a intermediária Momentum e a topo de linha R-Design, com duas opções de motores turbo de dois litros, de 190 e 252 hp de potência, com transmissão automática de 8 velocidades. A tração é integral AWD e os motoristas podem escolher entre cinco diferentes modos de condução, que controlam parâmetros de resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade.

Infotainment de ponta

O novo utilitário esportivo conta com um sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect , com tela touchscreen antirreflexo de 9 polegadas que oferece comandos por voz e integração com smartphones pelos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som tem duas versões, o High Performance System, com 8 alto-falantes e 250 W de potência, e o Harman Kardon Premium Sound, com potência de 600 W, 13 alto-falantes e um subwoofer.

Volvo-XC40-6

O Sensus é conectado ao Volvo On Call, serviço que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Além disso, ao baixar o aplicativo do Volvo On Call para seu smartphone ou tablet, o usuário passa a contar com uma chave virtual que além de abrir seu XC40 permite ativar a climatização do veículo antes de seu uso, entre outras funções. Se o proprietário desejar, essa “chave virtual” pode ser compartilhada com outros usuários.

FAcebook-Revista-Curta
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

 

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo