A Nissan e a Italdesign criaram um novo protótipo – o Nissan GT-R50 da Italdesign. Baseado em uma produção do modelo 2018 Nissan GT-R NISMO, o carro exclusivo comemora os 50º aniversários do GT-R e Italdesign. “E se criássemos um GT-R sem limites? E, em seguida, conseguiríamos construí-lo?” Disse Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan.
“Esta é uma rara janela no tempo em que dois grandes momentos se cruzam: 50 anos da Italdesign moldando o mundo automotivo e 50 anos da Nissan gerando emoção através do nosso icônico GT-R. Então, para celebrar essa convergência, a Nissan e a Italdesign criaram este GT- R para marcar 50 anos de liderança em engenharia”. A Italdesign desenvolveu, projetou e construiu o carro. Os designs exteriores e interiores distintivos e nítidos foram criados pelas equipas da Nissan Design Europa, em Londres e da Nissan Design América.
Mais sobre a Nissan e Italdesign
Fundada no Japão, no ano de 1933 a Nissan possui cerca de 160 mil funcionários, distribuídos nos 200 países onde a companhia atua. As 45 fábricas espalhadas ao redor do globo produzem dezenas de modelos globais e regionais que atuam nas vitrines das mais de seis mil concessionárias da marca.
A Nissan conta com cinco estúdios de Design – China, Estados Unidos e Reino Unido e dois no Japão. A montadora japonesa está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
2018 contempla o 50º aniversário da Italdesign desde sua fundação, em 13 de fevereiro de 1968. A marca italiana é uma das empresas líderes mundiais na prestação de serviços de desenvolvimento para a indústria automotiva. A fábrica abrange mais de 50.000 metros quadrados, 1000 trabalhadores na Itália e no exterior.
Desde a sua criação, a missão da empresa é fornecer uma ampla gama de serviços dedicados ao desenvolvimento de novos veículos. Com uma experiência de cinquenta anos, a Italdesign trabalha em colaboração com fabricantes de automóveis, desde a primeira definição do produto até o início da produção.
Começando na frente, o Nissan GT-R50 da Italdesign apresenta um distinto elemento interno dourado que se estende por quase toda a largura do veículo. O capô tem uma protuberância de potência mais pronunciada, e os finos faróis de LED se estendem do arco da roda até o lábio acima das entradas externas de resfriamento.
Dominando a vista lateral, a distinta linha de teto foi rebaixada em 54 milímetros e possui uma seção central mais baixa, enquanto as partes externas levemente elevadas conferem ao perfil do teto uma aparência musculosa. A assinatura GT-R “samurai blade” saídas de refrigeração atrás das rodas da frente ganhou mais destaque com um detalhe de ouro que se estende da parte inferior das portas para a linha de ombro.
A parte traseira destaca a pista larga do carro com chamas fortes e musculosas ao redor das rodas. A linha do ombro se estreita em torno da base da janela traseira e se dirige para o centro da tampa do porta-malas. De uma forma dramática, a linha da janela traseira desce mais e mais do que no carro padrão. Combinado com mais elementos de ouro, ele aparece como um elemento modular separado da estrutura traseira.
As luzes traseiras duplas do GT-R foram reinventadas como uma característica “flutuante” separada, com anéis de luz finos e centros ocos, montados de modo a unirem-se ao contraforte externo e à parte central da estrutura do porta-malas. Uma asa traseira grande e ajustável, montada com dois montantes, completa a aparência geral. Rodas personalizadas – 21 x 10 polegadas na frente e 21 x 10,5 polegadas na traseira – acentuam a postura ousada do carro. O exterior é acabado em tinta Cinza Cinzento Líquido com toques distintos de aniversário Energetic Sigma Gold.
No interior, o Nissan GT-R50 da Italdesign reflete seu moderno pedigree de alta performance. Dois acabamentos diferentes de fibra de carbono são amplamente utilizados em todo o console central, painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com preto alcantara e couro italiano preto fino nos assentos.
Acentos dourados ecoam o tratamento externo em todo o painel de instrumentos, portas e o painel futurista inspirado no carro de corrida. O cubo central e os raios do volante sob medida são feitos de fibra de carbono, enquanto o aro apresenta um fundo plano e acabamento alcantara a condizer.
Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Divulgação