As vendas no varejo tiveram um fraco desempenho no mês de agosto. Segundo o SpendingPulse, Indicador de Varejo da Mastercard, excluindo as vendas de automóveis e materiais de construção, o volume de vendas totais do mês cresceu apenas 0,8%, ante agosto de 2017. A média dos últimos três meses permanece positiva, totalizando 1,2% de crescimento.
O Dia dos Pais não representou resultados significativos para as vendas do mês, sendo que a melhora na renda e na confiança do consumidor e a redução da taxa de desemprego foram os principais responsáveis pelo crescimento, mesmo que moderado. “Essa tendência deve permanecer até o final do ano, com meses de crescimento modesto pela frente”, afirma César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil.
Cinco setores tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, material de construção, supermercado e artigos de uso pessoal e doméstico. O setor de combustíveis foi o único que apresentou performance abaixo da média.
As vendas do e-commerce registraram aumento de 17,4% em agosto, na comparação ano a ano. Os setores de eletrônicos, artigos farmacêuticos e móveis tiveram desempenho superior à média, enquanto os setores de vestuário e hobby & livraria ficaram abaixo do crescimento do canal.
Desempenho nas regiões brasileiras: As regiões Nordeste (1,7%) e Sul (1,2%) tiveram desempenho acima da média, enquanto e Sudeste (-0,9%), Norte (-0,6%) e Centro‑Oeste (-0,4%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, em comparação com o mesmo período do ano anterior.