Pela primeira vez, o ENAN (Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios) abriu as portas para a visitação de lojistas e instaladores.
Essa iniciativa foi executada pela organização devido a uma crescente demanda do mercado, que depois de realizada ganhou força e se mostrou de grande importância para o fomento do mercado de som e acessórios.
Durante sete edições o ENAN foi aberto apenas para atacadistas e fornecedores, mas ouvindo os profissionais do mercado de som e acessórios, a organização percebeu que era chegada a hora de incluir o varejista que agora tem acesso aos lançamentos, e indica os produtos que o distribuidor deve adquirir no ENAN.
No início, mesmo com grande expectativa dessa realização, houve certa resistência, mas também o apoio de importantes Distribuidores do setor:
“Sem o apoio e participação ativa desses distribuidores o sucesso do Netshop não teria sido possível. Antes de tudo fica o meu agradecimento e agora, percebendo os resultados ficamos muito felizes que eles tenham embarcado nessa ideia”, afirma Fábio Codellos, diretor do ENAN.
Entre as distribuidoras que apoiaram oficialmente o Netshop ENAN 2019, a AutoMOTIVO entrevistou três deles: Adilson Oshiro – diretor da Top’s Hi Tech (levou quase 100 lojistas ao evento); Edson Montanari – diretor da Comercial MS (Fretou um ônibus de São José dos Campos e região) e Daniel Moita – diretor da Dic Som (Fretou uma Van com os principais lojistas de Rio Claro).
Apoiar a ideia e convidar os principais clientes
“Sempre acreditei na ideia, os lojistas não têm um evento da qualidade do ENAN dedicado e por isso, tinha certeza que teria adesão. Mas não foi simples, colocamos uma pessoa aqui dedicada a fazer os convites, ela cadastrou todos, explicou os passos e um dia antes ainda ligou para todos para confirmar a presença”
Adilson Oshiro (Top’s Hi Tech)
“Achei a ideia excelente, pois quem compra são os lojistas, a distribuidora compra somente o que o cliente pede. Para atrair os lojistas, a princípio não foi fácil, mas a revista AutoMOTIVO traz bastante credibilidade, e temos uma boa persuasão junto aos clientes. Fizemos um bom planejamento para reunir todos e fazer com que desse certo, e no final valeu muito a pena! ”
Edson Montanari (Comercial MS)
“Foi uma experiência nova e positiva, quanto aos clientes não vou dizer que foi fácil, uma por eles não imaginarem como seria, ou até mesmo pela distância. Mas conseguimos reunir os clientes e posso te dizer: uma pena para quem não foi!”,
Daniel Moita (Dic Som)
Resultados Positivos e geração de demanda por novos produtos
“O resultado foi excelente! Criou muita demanda de novos produtos. Um caso específico que gostaria de contar foi sobre um lançamento da Triton. A empresa levou um protótipo que não causou muita expectativa entre os distribuidores e quando os lojistas viram, ficaram alucinados com a novidade. E eu já tenho muitos pedidos deste lançamento. Então, gerou demanda e muitos negócios, o que facilita o nosso trabalho de distribuição.”, Adilson Oshiro (Top’s Hi Tech)
“Os resultados foram muito bons. Até vendemos produtos da Mult que nunca havíamos comprado. Colocamos em linha mais de 100 produtos diferentes. Só lá no Netshop a demanda gerada foi de uns 10 mil reais, e posterior ao evento, mais uns 50 mil reais em novos produtos.”, Edson Montanari (Comercial MS)
“Resultado foi lucrativo, tanto para nós que adquirimos novos produtos e parceiros, quanto aos clientes que além de se identificar eles trocarem ideia diretamente com o pessoal da área técnica. Com isso, gerou demanda e fechamos parceria com novos fabricantes, ou seja aumentamos a gama de produtos, para atender vários públicos. Mesmo antes de receber novos produtos nos depósitos, as vendas já foram sendo fechadas, resultado acima do esperado.”, Daniel Moita (Dic Som).
Feedback de seus lojistas e instaladores
“O feedback foi muito bom! Primeiro porque eles se sentiram valorizados em poder estar ali e trocar ideia com os diretores das fábricas, segundo por conhecerem novos produtos, em primeira mão, além de muitos outros que não tinham ideia que já estavam em linha. Com certeza foi um sucesso.”, Adilson Oshiro (Top’s Hi Tech)
“Foi muito importante para eles, e queremos expandir essa experiência a mais clientes. Já estamos planejando levar 100 lojistas para o Netshop 2020, já iremos abrir as inscrições!”, Edson Montanari (Comercial MS)
“Muito positivo, uma por entre tantos clientes ele estar ali, conhecer uma estrutura de evento totalmente focado para o nosso segmento, além perceber a carência dos lojistas em obter maiores informações técnicas e detalhadas.”, Daniel Moita (Dic Som).
Netshop ENAN 2020
Através dos resultados vistos em 2019, e pelos depoimentos de fornecedores mencionados aqui por seus distribuidores, que participaram ativamente desta iniciativa, o Netshop ENAN 2020 já tem data marcada!
“Dessa vez será no primeiro dia do ENAN, e esperamos contar com a parceria de todos os distribuidores. Porque assim como acontece hoje com os compradores que precisam ser indicados, as lojas também precisarão ser indicadas pelos distribuidores convidados”, afirma Fábio Codellos.
Em breve será feito o lançamento oficial do ENAN 2020 e junto com ele, mais detalhes do Netshop ENAN. Fiquem atentos às mídias sociais da AutoMOTIVO, ao portal e a Revista.
Texto: Denise Andrade
Imagens: Equipe AM