“Entrevista concedida a Mariana Moreira – Marketing da TECHONE”
Em entrevista especial, Fábio Codellos, diretor do ENAN (Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios, conta como o evento começou, curiosidades sobre o evento e quais as expectativas para 2020:
Como começou o ENAN? Pode nos contar um pouco sobre a história do evento?
Em 2011 sentimos a necessidade de criar um evento exclusivo para o mercado de som e acessórios, que gerasse negócios diretos e que fosse adequado ao tamanho do mercado. Já havíamos participado de muitas feiras, todas num formato mais institucional. E essas feiras custavam muito caro, não retornavam imediatamente nem parte do investimento. Poucas empresas tinham condição de produzir um evento próprio, ainda sim era bem custoso. Então, visitamos eventos no exterior e percebemos que menos era mais. O objetivo maior era gerar negócios. As margens já eram apertadas e o mercado não suportava mais aquele formato de feira. Então adequamos as ideias à realidade do Brasil. Foi aí que decidimos por este formato do ENAN, inédito, e que se estende até hoje. Evento totalmente focado em negócios e com conforto. Chamamos de “all inclusive” já que entregamos o evento todo pronto, incluindo os stands.
Qual sua expectativa com o evento para este ano?
São as melhores possíveis. A economia vem dando bons sinais, o mercado está positivo. Teremos mais compradores neste ano, portanto, acreditamos muito na geração maior de negócios.
Qual a expectativa de público para este ano de 2020? Qual foi o público do ano passado?
Ano passado tivemos a visita de 260 empresas compradoras e 350 lojas no dia dedicado ao varejo. Este ano convidamos 20% a mais.
Quantos expositores confirmados?
Nossa expectativa são de 60 expositores.
Haverá premiações? Se sim, quais?
Muitas premiações a lojistas e aos maiores compradores do evento. Uma delas é o pagamento integral de passagem e estadia. Além de prêmios que serão anunciados durante o evento.
Por que mudaram o espaço de realização do evento? Quantos m² teve de aumento comparado ao do ano passado?
Serão quase 4.000m2 se somarmos todas as áreas. O evento sempre foi organizado em grandes hotéis de São Paulo devido ao conforto e praticidade. Para a edição de 2020, devido a demanda maior de expositores, realizaremos o evento no Palácio de Convenções do Anhembi, por ter um espaço muito maior, totalmente plano e ainda contar com o conforto do hotel anexo – o Holiday INN.
Quais as principais novidades esperadas para este ano no evento
Graças ao espaço maior, haverá novos formatos de stands junto a carros show. Isso vai permitir a melhor demonstração de produtos. O NETSHOP que é o evento paralelo dedicado a lojistas, terá o dia 16 de março inteiramente dedicado. No que se refere a mídia, vamos explorar todos os recursos atuais: estúdio de TV será construído para ampla cobertura do evento. Faremos entrevistas, transmissão ao vivo. Painel de LED será instalado para vídeos dos expositores, entre outras ações.
Haverá palestras? Se sim, quais as mais esperadas? Com quais palestrantes?
As palestras no ENAN viraram tradição. Já tivemos grandes nomes e esse ano não será diferente. O palestrante da edição 2020 será o inspirador empresário Geraldo Rufino. Clique aqui e saiba mais sobre ele.
Haverá compradores internacionais? De que regiões?
Compradores internacionais têm visitado o ENAN desde sua 3ª edição. Países de todas as Américas e até Europa confirmaram presença.
Qual a estimativa de vendas durante o encontro? Até a 8ª edição do ENAN foram mais de R$ 500 milhões de reais, certo?
Correto, fora as vendas indiretas, ou seja, realizadas logo após o evento que não conseguimos computar. A estimativa para este ano é ultrapassar os R$ 100 milhões só em vendas diretas.