A fábrica da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, completou hoje 20 anos de atividade no país. Anunciada em 1997 a unidade foi erguida para produzir o Celta que chegou efetivamente ao mercado em setembro de 2000. Ao longo desse tempo a unidade produziu três famílias de veículos compactos, do Celta ao novo Onix, hoje fabricado na planta que foi a terceira do grupo GM (a primeira foi São Caetano do Sul/SP, seguida por São José dos Campos onde são feitas as Pickups) e hoje há também a unidade de motores em Joinville/SC.
O Complexo Industrial Automotivo (CIAG) foi inaugurado efetivamente em 20/07/2000. Segundo a GM ao longo do tempo foram investidos R$ 4,5 bilhões na modernização da planta nos últimos 20 anos.
O Celta iniciou a produção do Celta e expandiu para a linha do Prisma em 2007. A partir de 2012 a GM passou a produzir o Onix e a nova geração do Prisma substituindo aos poucos a linha do Celta que deixou de ser oferecido em abril de 2015. Em 2019, em Gravataí, a GM começou a fabricar na unidade a nova geração do Onix e Onix Plus substituindo o Prisma mas ainda mantém uma parte dedicada à antiga geração rebatizada de Joy e Joy Plus.