Sedã vem equipado com a tecnologia e:HEV híbrida com dois motores elétricos. Por Felipe Salomão
O novo Honda Accord Híbrido, que foi lançado em abril, começa ser vendido por R$ 299.900, bem acima dos R$ 257 mil da fase de pré venda. O modelo é o primeiro da marca a ser equipado com a tecnologia e:HEV híbrida com dois motores elétricos. A empresa também informou que pretende lançar três carros híbridos no país até 2023. As novidades fazem parte do plano de eletrificação da companhia para o mercado nacional.
O sedã utiliza um sistema com dois motores elétricos combinados com um propulsor de ciclo Atkinson de 2.0 litros. Com isso, a tração poderá ocorrer pelos motores elétricos de 184 cv com torque de 32,1 kgfm. Já o trem de força a combustão de 145 cv com 17,8 kgfm de torque funcionará em conjunto com o motor elétrico e, também, como gerador para fornecer energia para o carro. O propulsor a gasolina ainda pode ser utilizado para atingir velocidades mais altas de cruzeiro, uma vez que trabalha em uma faixa maior de rotação.
Essa tecnologia garante um consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada. Esses dados estão de acordo com a medição feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.
Em relação ao design, a novidade teve uma leve reestilização na dianteira, que passa a contar com novo para-choque, grade e, também, faróis de neblina em LED. As rodas ganharam um novo desenho e são de 17 polegadas. A traseira também recebeu um novo para-choque e a tampa do porta-malas carrega o novo logo e:HEV.
Por dentro, o novo Accord Híbrido recebeu novas funções no painel de instrumentos e novo sistema multimídia, que mostra a ação dos motores elétricos. No quesito conectividade o sedã recebe espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de contar carregador por indução com potência de 15W.
O modelo passa a ser equipado com o Honda Sensing, que é um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. Por isso, vem equipado com controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de faixa e sistema para mitigação de evasão involuntária de pista.
O veículo ainda conta com sistemas de segurança ativa e passiva, monitoramento da pressão dos pneus, controle de tração, airbags de cortina, laterais, frontais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente. No total, são oito airbags, além de ter um sistema de segurança para caso o condutor tenha esquecido algo nos bancos traseiros.
A Honda o venderá com quatro opções de cor para carroceria e duas configurações de revestimento interno, são eles: Topaz White Pearl (interior preto ou marfim), Platinum Silver Metallic (interior preto), Cristal Black Pearl (interior preto) e Modern Steel Metallic (interior preto). A novidade ainda terá 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Já o conjunto elétrico tem garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de Agosto, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.