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SPL – parte 2

spl

Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design

Caixas de campeonato:

As caixas usadas nesta modalidade são as “dutadas”, por desenvolver maiores picos em dB SPL. Quando pensamos em picos, logo nos vêm à cabeça uma freqüência bem especifica, que nada mais é do que a freqüência do carro (como já comentamos na edição anterior); esta caixa será projetada com o pico nesta freqüência, que já pesquisamos anteriormente no veiculo.

Veja o exemplo abaixo de uma caixa de SPL:

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note que o pico em dB é bem elevado e a freqüência bem definida.

Esta sintonia é obtida através do duto diâmetro X comprimento, como já comentamos em edições passadas sobre caixas dutadas. Outro fator importante é uma boa espessura do MDF e um bom travamento interno; fazendo todos estes procedimentos, sua caixa está pronta para o campeonato.

Isolamento acústico do veículo:

Para que possamos obter um maior desempenho em dB, o carro também precisa passar por um tratamento acústico. O material utilizado é, geralmente, manta asfaltica (foto ao lado) ou mesmo concreto (chapas de aço também podem ser usadas, em casos extremos de pressão sonora).

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Pressão dos pneus:

Notamos em algumas etapas que a pressão dos pneus interfere: quanto mais baixa, melhor era o rendimento, pois quanto mais o carro firmava-se ao chão melhor era o desempenho do sistema (isto foi um teste, não se aplica fielmente como uma regra).

Quantidade de combustível no tanque:

Sempre uso o tanque cheio, pois entramos na mesma condição de firmar ao maximo o carro ´no chão.

Um fator muito importante é verificar se todas as borrachas estão vedando bem, para que não haja vazamentos de pressão (quando o falante provocar o deslocamento).

spl-03

Bem, agora é só botar em prática a criatividade e usar a intuição para desafiar outros em campeonatos. Boa sorte, e bom campeonato.

 

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