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Ford Territory estreia em nova geração no Brasil: veja o preço e itens de série

Contra Jeep Compass e Commander, modelo vem importado da China em versão única

Territory 2024 em nova geração na cor azul metálico (Marcos Camargo Jr)

O mercado de SUVs médios é dominado pela linha Jeep especialmente o Compass que só este ano já teve mais de 45 mil unidades emplacadas. Além dele há fortes players como Corolla Cross, Taos e Equinox, além da linha Tiggo 7 e 8. Agora a Ford volta a oferecer o Territory em versão única com avanços de design e motorização ao preço de R$ 209,9 mil.

Traseira com farois afilados (Marcos Camargo Jr)

A nova base global segue produzida na China pela Jiangling (JMC) mas agora traz dimensões ampliadas, boa lista de itens de série e principalmente preço competitivo em versão única de R$ 209,9 mil.
Vale o disclaimer de que ele um crossover médio que nada tem do antigo Territoy que estreou em 2021 e nunca ocupou um lugar de destaque no Brasil. A nova geração continua sendo produzida na China e agora traz conteúdo alinhado ao que se espera de um produto desse porte. A intenção da própria Ford é brigar com o Jeep Compass, líder entre os modelos da categoria, Commander e outros modelos como o Toyota Corolla Cross, Chevrolet Equinox, Caoa Chery Tiggo 7 e Volkswagen Taos.

Agora ele tem 4,63m de comprimento e 2,72m entre-eixos (Ford Divulgação)


Por fora, linhas mais angulosas e ampliadas com a identidade visual usada por produtos como o Escape, Explorer e outros carros atuais da Ford pelo mundo. Farois afilados, dianteira ampla com grade ao estilo do Fusion chinês. Nas laterais, frisos mais largos, linha de cintura elevada e traseira com lanternas mais amplas valorizam o conjunto. Agora o Territory é maior com 4,63m de comprimento, 2,72m de entre-eixos, 1,93m de largura e 1,70m de altura com 488 litros de porta-malas e até 1.422 litros com o banco traseiro rebatido.

Territtory em foto interna (Ford Divulgação)

Por dentro, o painel ganha dupla tela de 12,3 polegadas que concentram o cluster e a multimídia com interface mais moderna mas que dispensa o Ford Sync 3 ou 4. Configurável, ela traz os modos de condução, computador de bordo e itens como carregador de celular sem fio, ar digital com saída para os bancos traseiros e duas zonas, além de carregadores USB e USB-C. Itens como chave presencial, partida por botão e porta malas com abertura e fechamento elétricos são itens de série.

Importado da China como a última versão (Ford Divulgação)

Agora o motor é um 1.5 turbo a gasolina atualizado em relação ao antigo Territory. O motor 4 cilindros teve sistema de injeção aprimorado e desenvolve agora 169cv e 25kgfm de torque trabalhando com transmissão de dupla embreagem DCT de sete velocidades banhada a óleo fabricada pela Magna.
Diante do antigo Territory, fica visível que o acabamento da nova versão bem como a montagem são bem melhores. A bordo do carro, a sensação de amplitude fica mais evidente. Há um largo console central, bancos confortáveis e a visão é boa e não muito alta com bons ajustes dos bancos elétricos, luzes de cortesia em LED, teto solar panorâmico e elétrico entre outos itens. Apesar disso há mínimas rebarbas no acabamento que é na cor azul pavão combinada com apliques de madeira um pouco antiquados para o gosto brasileiro. Os itens da tela de 12 polegadas também parecem pequenos em alguns comandos e exigem certa atenção.

interior com dupla tela de 12 polegadas (Marcos Camargo Jr)


A lista de itens de segurança é bem generosa no Territory. Ele traz farois em LED com acendimento automático e ajuste alto automático, conjunto de seis airbags, alarme, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go, alerta e frenagem de emergência e de saída de faixa, assistente de descida e de rampa, câmera 360 graus de alta resolução, retrovisor eletrocrômico, sensor de monitoramento de pneus, alerta de fluxo cruzado e monitoramento de ponto cego. Vale lembrar que estes itens só estão disponíveis em versões mais completas dos concorrentes Compass e Commander e alguns modelos concorrentes não trazem a mesma lista nem como opcional.


Versão única por preço menor que o dos rivais

Territory 2024 (Marcos Camargo Jr)


O ponto principal do carro sem dúvida é o preço competitivo de R$ 209,9 mil sem qualquer opcional. Ele é um pouco mais barato que o Jeep Compass S de R$ 237 mil e mais em conta que os R$ 245 mil do Commnder Overland. Diante do Equinox, Taos e Corolla Cross ele custa o mesmo trazendo mais itens de série. Vale dizer que há um certo deja vu do Tiggo 7 a bordo do novo Territory.

bancos elétricos, revestidos em couro e teto panorâmico: itens de série (Marcos Camargo Jr)

Ele traz muitos elementos compartilhados com os carros da Chery como a capacidade do motor, o câmbio e alguns itens que parecem iguais. Seja como for o Tiggo 7 está longe de oferecer a mesma gama de itens de série e o Territory promete agora sim ser bem competitivo diante de modelos médios do mercado.

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