Uma empresa inesquecível
Como é, ou será, uma empresa inesquecível?
Todas as vezes que perguntamos isto às pessoas, elas começam me dizendo: “Ah! Ela é, ou será, muito diferente de todas as que conheci até hoje”. Quando pergunto por quê, elas dizem que isso se deve a uma série de boas razões, que enumero a seguir:
1 – Porque ela sabe que os grandes capitais de que dispõe são a inteligência e a vontade de trabalhar e produzir de todos os que trabalham nela, e não o tempo e/ou a simples presença física delas, e sabe conquistar isto competentemente;
2 – Porque ela sabe que fornecedores, colaboradores e clientes não são públicos a serem explorados, mas sim a serem conquistados todos os dias e em todas as oportunidades possíveis;
3 – Porque ela sabe que jamais irá precisar de um código do consumidor para respeitar, pois tem o seu próprio código, no qual estão claramente explícitos princípios que dizem que o principal papel dos fornecedores não é apenas fornecer; que o principal papel dos seus colaboradores não é apenas trabalhar; e que o principal papel dos seus clientes não é apenas comprar, mas sim que todas estas pessoas têm que ser, na prática, transformados nos seus maiores vendedores;
4 – Porque ela sabe que ética é indispensável e insubstituível, e que, por isso, a grande “sacada” é a honestidade total e irrestrita em todas as suas relações e em todos os momentos;
5 – Porque nela todas as chefias têm a consciência clara de que o seu principal papel é desenvolver pessoas e não processos, pois todas as suas chefias sabem que é a dimensão das pessoas que resulta na dimensão da empresa, e não apenas as suas competências técnicas, e que a empresa só crescerá se e quando todas as pessoas que nela trabalham crescerem;
6 – Porque sabe que alegria é um dos maiores geradores de lucros que existe e que, por isso, todos trabalham para que o ambiente seja sempre o mais alegre possível;
7 – Porque todas as chefias, de todos os níveis, têm a clara consciência de que sabedoria não é sinônimo de diretoria e nem que criatividade é sinônimo de gerência, e que, portanto, há que se descobrir o tempo todo novas formas inteligentes de colocar todas as sabedorias e criatividades em pleno funcionamento para o bem comum;
8 – Porque ela sabe que hierarquizam-se apenas e tão somente as funções, mas nunca as pessoas e, principalmente, as idéias;
9 – Porque ela sabe que o segredo do sucesso em todo o trabalho coletivo tem um nome: “futuro comum”, e que, se isto estiver no coração e não apenas na mente de todos, todos se ajudarão e que, portanto, a chave é conquistar o coração das pessoas; isto se chama “sinergia emocional”;
10 – Porque ela sabe que o sucesso nas relações interpessoais está na capacidade dos detentores do poder saberem manter os conflitos de idéias no nível das idéias, não permitindo nunca que eles se tornem conflitos pessoais;
11 – Porque ela sabe, claramente, que quem aceita a mediocridade recebe a mediocridade, e que basta a incompetência de um para destruir a competência de todos; e que só o medíocre e incompetente aceita a mediocridade e a incompetência como padrão de desempenho.
Esta empresa inesquecível pode ser a sua. O que é preciso fazer para tornar tudo isto real? Bem, aí está um bom exercício para todos os que pretendem dar início a uma nova era em termos de conceitos e fundamentos de uma “nova empresa”.
Tudo isso porque, conforme você acabou de verificar, com toda a certeza será preciso “demolir” uma porção de verdades que habitam as “cabeças coroadas” para que seja possível “nascer” a empresa inesquecível.
Professor Ribeiro Sousa – Master Practitioner e Trainer em Programação Neuro Linguística
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