Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025?
Durante o evento, bem diferente dos anos anteriores as opiniões foram variadas.

Os visitantes mais novos gostaram da variedade de carros, dos clássicos como a F40 e alguns esportivos expostos, e claro, do ambiente que retornou a sua casa original, o Anhembi, agora com ar condicionado. Quem participou nas outras edições sabe do que estou falando…

Já os saudosistas que visitam o salão desde os anos 80 diziam que não era mais o Salão Glamouroso de outros tempos. Mas é claro, não estamos no mesmo tempo. O mercado não é mais o mesmo. E nem a mídia. De 2018 pra cá, o mercado mudou, e muito. E porque cito a midia? Porque faz muita diferença no quesito informação, nós já vamos ao salão informados…
Nos anos 90 iamos no salão ver carros de sonhos como Ferrari, Lamborghini, Porsche, além das nacionais. Hoje essas marcas tem um grande trabalho nas mídias sociais e eventos como o Motorgrid, o que faz com que nossa percepção seja de que nada é novidade. E estas marcas de carros premium fazem eventos segmentados com muito mais acertividade no que diz respeito as vendas e gastam muito menos.
Muitos disseram que os chineses invadiram o Brasil, alguns chamavam de salão chinês, mas é claro, o salão é reflexo do mercado nacional
.


E onde estão as nacionais e alemãs como audi, bmw, etc? Ora todas foram convidadas… Alguns diziam ser retaliação ao governo que tem aberto espaço para as marcas asiáticas. Pode até ser, mas o consumidor não tem nada a ver com isso.

Quem estava no salão aproveitou e muito. Foram 516.000 visitantes segundo a organização e muita mídia, mas muita mesmo.



Uma empresa brasileira foi destaque no Salão do Automóvel de São Paulo 2025 com um carro real. Trata-se da Super Veloce, com o seu monoposto chamado Unico . Além de ser um superesportivo para entusiastas da velocidade rodarem nas pistas, ele está em processo de homologação para as ruas.
O modelo nasceu do artista/designer Adhemar Cabral e do CEO da Super Veloce, Rafael Espindola. Cabral é conhecido mundialmente por produzir réplicas de Fórmula 1, quadros, e outras peças de arte.
Lembra do Batmóvel vendido para o Neymar? Foi ele mesmo que fez.
Os visitantes do dia 29 sábado ainda foram presenteados com uma surpresa:
Mais de 50 proprietarios de Ferraris que pertencem ao clube oficial do Brasil, o Ferrari Owners Club, se reuniram no Anhembi com suas maquinas. Um show a parte.


AutoMOTIVO Store – loja de miniaturas colecionáveis da revista AutoMOTIVO teve stand no Salão do Automóvel de 2025
A loja da revista AutoMOTIVO, que fez 4 anos em Julho deste ano, celebrou a primeira participação no salão. Única loja com estes produtos, foi sucesso nos 10 dias de evento.

originais Senna feitos por SID MOSCA.
Marcas de Acessórios participam do Salão do Automóvel:
Visando expor principalmente suas marcas, vários fabricantes de acessórios automotivos participaram do Salão como a GRID CALOTAS, NP ADESIVOS, CORZUS, ECOTAP E BRUCKE ENGATES. Grande oportunidade de expor seus produtos ao consumidor final.





A próxima edição do Salao do Automóvel já tem data:
30 de outubro a 7 de novembro de 2027
www.salaodoautomovel.com.br
Fabio R. Codellos é diretor da Revista AutoMOTIVO
Portal Revista AutoMOTIVO Tudo sobre Carros, Som e acessórios
