O C-X17 Concept da Jaguar tem tudo para encarar de frente o SUV preferido por poderosos e endinheirados do mundo todo
Uma das mais icônicas marcas de automóveis do mundo, a Jaguar tem grande renome e é conhecida por produzir carros velozes, sólidos, de alta qualidade, mecânica impecável. acabamento cuidadoso e etiquetas de preço proporcionais a todas essas qualidades. Ter um Jaguar sempre foi um sinônimo de bom gosto, status e, claro, de uma boa conta bancária.
Por muito tempo, a Jaguar também foi conhecida por ser uma empresa conservadora, do tipo que não faz muitas concessões ao que está na moda no momento ou aos eventuais caprichos dos compradores.
Embora a sua origem tenha sido uma fabricante de sidecars para motocicletas, depois que começou a produzir automóveis a Jaguar nunca se aventurou a produzir peruas, pick-ups ou
caminhões. Talvez por isso muitos dos modelos da empresa sejam considerados verdadeiros ícones.
Em função de todos esses motivos, os olhos de especialistas em veículos, jornalistas especializados e fãs da Jaguar estiveram voltados para a abertura do Salão de Frankfurt deste ano, quando a empresa apresentou o conceito do seu primeiro SUV, o crossover C-X17.
A empresa não se compromete e, enquanto todo mundo vê o novo modelo como um concorrente para disputar mercado com a Porsche Cayenne, ela diz que o seu objetivo com o bonito concept é outro. Segundo a Jaguar, o C-X17 foi desenvolvido como um estudo de design com a finalidade de apresentar a sua nova arquitetura avançada totalmente em alumínio.
Nova plataforma
Modular e escalável, essa nova arquitetura, que na prática é uma plataforma compartilhada entre vários modelos, como já acontece em outros segmentos do mercado automotivo, deverá permitir que a montadora expanda o seu portfólio de produtos e passe a mirar em segmentos do mercado de veículos premium que vêm apresentando alto crescimento, como um novo sedan de médio porte mirando o mercado europeu, previsto para 2015.
No entanto, o que a fábrica não diz é que o segmento de SUVs e crossovers topo de linha, disputado por marcas como Porsche, BMW, Mercedes-Benz, Audi, Land Rover, Lexus e Infinity, entre outras, também tem crescido com vigor em todo o mundo. Portanto, declarações oficiais à parte e justamente em função da plataforma compartilhada, ainda dá para se esperar que nos próximos anos SUV ou crossover com a marca da Jaguar se torne realidade.
A fábrica explica que o conceito do crossover esportivo C-X17 é dar um exemplo da diversidade de veículos que podem ser produzidos utilizando a nova arquitetura, expandindo as possibilidades de design do segmento ao combinar a personalidade e experiência de dirigir um veículo esportivo com a presença e flexibilidade que um crossover oferece, sem abrir mão das linhas marcantes, o design esportivo e a sofisticação luxuosa que fizeram o renome da Jaguar.
A nova arquitetura desenvolvida pela Jaguar utiliza tecnologia de última geração para produzir uma avançada plataforma monocoque em alumínio inteiramente nova. A fábrica destaca a grande leveza e extrema rigidez do conjunto, que também tem como atributo a sustentabilidade.
Família de alto desempenho
A promessa é que a nova plataforma compartilhada dê origem a uma nova família de veículos da Jaguar, começando pelo sedan esportivo de médio porte já anunciado para 2015, que deve ser o primeiro nesse segmento a empregar um monocoque de alumínio e promete ser o mais avançado, refinado e eficiente da sua classe.
A motorização da nova família deverá abranger diversas opções, inclusive novos motores de ato desempenho e grande eficiência de consumo utilizando como combustível tanto a gasolina como óleo diesel, a serem produzidos na nova fábrica de motores da Jaguar Land Rover na Grã Bretanha.
Esse motores deverão permitir que os veículos equipados com eles alcancem velocidades máximas de até 300km/h (186mph) com baixos níveis de emissão de poluentes, inferiores a 100g de CO2 por quilometro.
Experiência personalizada
Na parte interna, o grande destaque do concept C-X17 é uma inovadora rede de “infotainement” (termo criado para designar o conteúdo de informação e entretenimento), que oferece uma tela touch-screen para cada ocupante.
Essa configuração permite que motorista e passageiros as usem para se comunicarem uns com os outros e para criar uma experiência de entretenimento e acesso a informações personalizada ao gosto e necessidade de cada um.
Detalhes inspiradores
O Jaguar C-X17 Concept tem diversos outros detalhes que podem servir de inspiração para projetos de personalização nas lojas de som e acessórios, como por exemplo a grande tela de vídeo posicionada horizontalmente no console entre os dois assentos traseiros.
Outras idéias que podem ser aproveitadas são os detalhes em vermelho na parte inferior da traseira, os detalhes em branco perolizado junto aos faróis e entradas de ar inferiores na parte dianteira e as tampas de compartimentos que maximizam e individualizam cada espaço aproveitável no compartimento de carga.
Quem sabe em breve já poderemos ver personalizações baseadas nesses conceitos rodando em SUVs de outras marcas nas ruas do Brasil? Criatividade é o que não falta aos nossos profissionais.
Por Amadeu Castanho Neto
Fotos Divulgação