Ainda mais esportividade e design renovado.
A Chevrolet traz ao mercado brasileiro o Camaro linha 2014 com um design bastante renovado. O consagrado motor V8 6.2L Small Block e a transmissão de seis velocidades GR6, compõem com o veículo um conjunto de muita performance e de grande sucesso. O esportivo tem previsão de vendas para o final do mês de novembro exclusivamente na versão topo de linha SS.
“É um ícone mundial, um sonho sobre rodas, um carro que desperta a paixão em todos que o dirijam ou simplesmente olhem para ele”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Tecnologia
Além da elevada potência e torque, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. É equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros.
Em conjunto com os mais de 400 cv de potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades GR6, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas da transmissão automática, que são extremamente rápidas e fluídas, como também é possível fazer trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante “Paddle Shift”.
Conforto na direção
O Camaro oferece controle eletrônico de tração e de estabilidade, que atua sobre os freios, e auxilia o motorista em uma direção mais segura. É possível desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita o controle de tração, e pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Dinâmico”, permitindo uma condução mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o elevado nível de segurança.
A direção ficou ainda mais confortável para o uso carro no dia-a-dia, porque o sistema, que era hidráulico, passou a ser elétrico, permitindo desenvolver uma calibração que tivesse um menor esforço em manobras em baixas velocidades.
Outro item importante que aumenta a flexibilidade de uso do superesportivo é o fato do motor ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira. O conjunto de rodas e pneus deixa à mostra os enormes discos de freios e as pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
Design renovado na linha 2014
O Camaro 2014 apresenta uma evolução do design, sem perder o conceito original que retrata a herança de sua primeira geração, produzida de 1967 a 1969. Ele apresenta um nova e maior grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adição de saída de ar no capô, melhora a exaustão de calor, e o novo parachoque compõe o visual da frente do Camaro. Novo difusor de ar e aerofólio que foram otimizados em túnel de vento, e nova lanterna, compõem o design da traseira do superesportivo.
Internamente o Camaro recebe bancos com regulagem elétrica, e as laterais das portas ganharam iluminação em LEDs na cor ice blue. Os mostradores do painel, a projeção de dados no para-brisa, bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrô e sofisticado ao mesmo tempo.
“Renovar o design do Camaro, ícone da esportividade da marca Chevrolet, que possui um design tão bem resolvido, foi um grande desafio”, comenta Carlos Barba diretor executivo de design da GM do Brasil.
MyLink
O Camaro a partir do ano modelo 2014 recebe exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências. (Assim como o que foi apresentado na matéria do SUV Tracker).
O sistema de áudio ainda conta com um sistema premium sound de 245 watts, que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Um outro item muito importante é o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no para-brisa do veículo. A ideia é a de que, em um veículo superesportivo, o motorista não desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas.
Cores e Acessórios
O modelo superesportivo será comercializado nas cores: amarelo (lemon peel), vermelho (pull me over), preto e branco (Summit) com os seguintes acessórios: adesivos de capo, Insulfilme, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta malas.
Fotos: Divulgação