Em meio às inúmeras novidades e lançamentos da indústria de som automotivo, muitos consumidores ficam em dúvida na hora de escolher o aparelho que atenda às suas necessidades. A questão, muitas vezes, está entre adquirir um equipamento moderno, que possua as mais avançadas tecnologias, ou um mais simples, com menos funções e bom preço. Além disso, a manutenção e conservação do som são pontos recorrentes de indecisão.
“Os mais vendidos são os modelos 1Din, do tipo CD Player, incluindo USB. Entretanto, os mais básicos, sem mecanismo, com flexibilidade para uso de smartphones, e os mais completos, com o recurso de Bluetooth, têm aumentado fortemente, tornando-se uma tendência. Os consumidores com maior poder aquisitivo saltam diretamente para os aparelhos multimídia (2Din)”, analisa Walter Sitta Junior, gerente nacional de Vendas da JVCKENWOOD.
Potência
Para quem busca um equipamento mais potente, aconselha-se a criação de um projeto de som com instalação de módulo e subwoofer. Para isso, o ideal é que o CD Player ou multimídia tenham pelo menos dois pares de saída RCA. O módulo poderá ser mono, direcionado para subwoofer, ou quatro canais, orientados para os quatro falantes.
Por sua vez, o subwoofer deve ser compatível com a potência fornecida pelo amplificador. “Um amplificador com 120W RMS deve utilizar um subwoofer que suporte entre 120W a 200W RMS”, explica Patrícia Lima Morelli, especialista em produto da JVCKENWOOD do Brasil.
Entretenimento
Para o consumidor que prefere um aparelho completo, o mercado oferece unidades multimídia, que funcionam como central de entretenimento e navegação. Fabricadas para oferecer o maior nível de praticidade, conforto e segurança, reúnem em um só produto GPS, recursos de áudio e vídeo. Ainda são integrados com Bluetooth, permitindo discagem por voz, atendimento de chamadas e acesso à agenda telefônica.
A variedade de entradas é outro atrativo do equipamento, com diversos tipos de conexão. São duas entradas USB, três pares de saída RCA/5V, duas entradas e uma saída AV, além de entrada dedicada para câmeras de ré e frontal e controle no volante.
Moderninade
Para o consumidor alinhado às mais modernas tecnologias, a dica são os aparelhos compatíveis tanto com o sistema iOS quanto com o Android, sem entrada para CD. Tendência de mercado, essa opção também oferece extensa capacidade de armazenamento de músicas, suportando pen drives de até 16GB, além da facilidade de carregar a bateria do celular pelo cabo USB.
Estilo
Para quem não dispensa estilo, a indústria oferece um CD Player com o dobro do tamanho dos tradicionais, preenchendo o espaço vazio do painel, causando a impressão de que é item de fábrica. Em uma combinação de sofisticação e tecnologia, o modelo possui conexão com USB, iPhone® e iPod® e conta com entrada para auxiliar frontal e para controle de volante.