A Ford apresentou oficialmente o novo Focus, que será lançado no Salão de Genebra, em março. O carro sofreu uma reestilização que acompanha a tendência global da marca e possui o mesmo padrão da grade do Fiesta e Fusion.
A Ford ainda estreia o motor 1.5 turbo a gasolina com opção de 150 ou 180 cv (já existente no Fusion dos EUA), ou o turbodiesel também 1.5 com 95 ou 120 cv. Outras alternativas são o 1.0 turbo a gasolina de 100 ou 125 cv, o 1.6 a gasolina com 105 ou 125 cv e os turbodiesel (1.6 de 95 ou 115 cv e 2.0 de 150 cv). Ainda há a opção elétrica de 145 cv.
O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, automático de seis e o de dupla embreagem também com seis velocidades. No interior pouco foi alterado, mas o sistema multimídia Sync foi atualizado, tendo reduzido o número de botões. O sistema que freia o carro ao detectar obstáculos em uso urbano agora atua a até 50 km/h, enquanto o assistente de estacionamento passa a operar também em vagas perpendiculares ao tráfego. A chave programável My Key, que permite bloquear certas funções e estabelecer limites de velocidade e do volume de áudio, é oferecida pela primeira vez no modelo. A Ford modificou também faróis, lanternas, ambos os para-choques e alguns painéis da carroceria. As vendas na Europa começam no segundo semestre.
Com informações do iCarros