Você não leu errado. O modelo da Volkswagen que é referência de esportividade ganhará um motor 1.0 TSI.
Porém, não há preocupações com relação ao desempenho. Com turbo e injeção direta, a expectativa é que o veículo alcance os 115 cv, como o modelo comercializado com esse motor na Europa. São 10 cv a mais que o Up! TSI, já comercializado aqui no Brasil.
Espera-se que o Golf 1.0 TSI vá de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e chegue aos 204 km/h, além de ser um modelo supereconômico (na versão Bluemotion chegou a superar os 20 km/l).
O novo motor é resultado de uma nova tendência à redução de consumo dos modelos produzidos no mercado nacional, exigência feita pelo Inovar-auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), que é o regime automotivo do Governo Brasileiro que tem como objetivo a criação de condições para o aumento de competitividade no setor automotivo, produzir veículos mais econômicos e seguros, investir na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores.
Portanto, é bom acostumarmo-nos a novidades como essas.