Home / Últimas Notícias / Análise / Mercado automotivo continua com números positivos

Mercado automotivo continua com números positivos

robôs na linha de montagem da Ford

 

O Salão do Automóvel já ficou para trás, as campanhas promocionais baseadas na redução de alíquotas do IPI deixaram de ter sentido com o congelamento das alíquotas até o final do ano e ainda assim o mercado automotivo continua crescendo.

Com quase metade do ano já riscado da folhinha, fica difícil imaginar que o comportamento do mercado nos próximos meses seja muito diferente. Portanto, é bom reforçar os estoques e se preparar para mostrar as novidades aos consumidores, pois o dinheiro promete continuar presente no mercado.

De acordo com os dados da Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionárias de todas as marcas, do início de janeiro até o final da primeira quinzena de abril, foram emplacadas 948.207 unidades de veículos de passeio e comerciais leves no país, contra 906.711 no mesmo período em 2012, representando um crescimento de 4,58%.

À primeira vista pode parecer pouco, mas são 41.496 veículos a mais para equipar do que no ano passado e ainda assim só levando em conta automóveis e veículos comerciais leves. O mercado de caminhões vem mostrando uma constante recuperação, mas ainda não alcançou os números de 2012.

No entanto, como o consultor Stephan Keese já chamou a atenção durante a sua palestra durante o ENAN 2013, esse promete ser um nicho promissor para o mercado de acessórios.

Há mais indicadores positivos: estudos divulgados pela Fecomercio e pela Serasa-Experian mostram que o número de cheques sem fundo vem caindo, que o comércio está otimista e que os consumidores estão otimistas com a economia, planejando ir às compras.

Além disso, um estudo realizado pela empresa especializada IPC revelou que o consumo dos brasileiros deve chegar à cifra de R$ 3,001 trilhões (três trilhões e um bilhão de reais), em 2013. Em termos reais, os cálculos da IPC mostram que as despesas das famílias crescerão acima do PIB, equivalente a 3,8% , indicando um aumento populacional da ordem de 0,84%.

 

Ranking 

No ranking de montadoras, as chamadas “quatro grandes” continuam na liderança do mercado e mantendo as suas posições. A Fiat continua na dianteira, com 21,9% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves, seguida pela Volkswagen, com 19,9%, pela General Motors, com 17,9% e pela Ford, com 9,1%.

A Hyundai já é a quinta maior vendedora no mercado brasileiro, com 5,9% dos veículos emplacados, seguidas pela Renault, com 5,7% e pela Toyota (5,3%), pela Honda (3,8%), pela Citroën (1,9%) e pela Nissan, que fecha a lista das dez maiores com 1,6% do mercado.

No que diz respeito aos veículos mais vendidos, como havíamos previsto já no ano passado, o Hyundai HB20 manteve o excelente desempenho e já é o quarto veículo mais vendido no Brasil, logo atrás do Gol, Do Uno e do Palio.

A pequena pick-up Strada, da Fiat, faz muito carro bom de vendas comer poeira e é o quinto veículo mais vendido do país. Além disso, já acumulou 36.244 unidades vendidas, bem à frente da Saveiro, que só vendeu 21.585 no período. Logo em seguida vem o Chevrolet Onix, que já é o carro mais vendido da marca.

A Ford Ecosport deixou a Renault Duster definitivamente para trás na disputa entre os SUVs nacionais. Já entre as pick-ups a Chevrolet S10 acumulou mais de quinze mil unidades vendidas, bem à frente da concorrência. Vale destacar o desempenho da Toyota Hilux, que apesar de ser importada e ter preço final salgado, vendeu quase doze mil unidades no período.

 

CONHEÇA OS 25 VEÍCULOS MAIS VENDIDOS ATÉ ABRIL

*Veículos zero quilometro emplacados até o final da primeira quinzena de Abril de 2013, de acordo com a FENABRAVE

tabela dos veículos mais vendidos no mês

 

Por: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação e Equipe AutoMOTIVO

 

Voltar ao topo