A matéria desta edição demonstra de maneira objetiva como deixar um sistema, que já é bem completo, ainda mais TOP! O veículo é uma Evoque Prestige Tec, que já possui sistema de áudio e vídeo equipado com leitor de DVD.
Equipamentos que serão utilizados no projeto:
Interface plug and play para desbloqueio e criação de entradas e saídas de vídeo;
Câmera de ré embutida;
Sistema de espelhamento com o telefone celular;
Encostos de cabeça com telas e leitores independentes com fone, sem fio.
Primeiramente devemos começar a utilização de uma interface plug and play. Este acessório vai criar as entradas e saídas de áudio e vídeo que vamos precisar para construção do nosso projeto, e ainda desbloquear o sistema de vídeo em movimento (parking lock).
A partir daí, não devemos mais acionar o start de comando de ignição do painel (em nenhuma hipótese). Retire a chave presencial do carro e mantenha o veículo desligado totalmente até o fim do procedimento. Isto é indispensável para o sucesso do projeto.
Desmontagem painel frontal:
Retire o acabamento de couro frontal na central do painel, que vem conjugado com os botões de comando da central. Também os desligue para remoção da peça de acabamento. Feito isto, desaparafuse a tela touch para implantação da interface de desbloqueio e comando. O procedimento de programação e plugue pode variar conforme o fabricante da interface. Verifique o manual de instalação e programação.
Com a interface devidamente plugada e programada, nosso parking lock automaticamente já ficará desbloqueado em definitivo, para que o cliente possa assistir ao vídeo preferido em movimento (lembrando sempre que o cliente deve estar ciente que este procedimento de assistir vídeos com o veículo em movimento é proibido pela nossa legislação de trânsito).
No caso do nosso projeto, o condutor pode desabilitar a tela frontal, assim somente o vídeo dos encostos traseiros funcionará. Essa função será acionada com apenas um toque no botão inferior do lado esquerdo da tela da central original. Este botão, com o símbolo de liga e desliga, tem a função de desligar, ligar ou mesmo deixar a tela em descanso pré-definido pelo fabricante como mostra a imagem abaixo:
Voltando à instalação da interface, depois de tudo plugado e devidamente instalado ao sistema do veículo, devemos isolar todos os cabos e principalmente a interface com espuma e lacres de segurança para evitar ruídos ou barulhos indesejáveis. Veja como ficou abaixo:
Espelhamento:
Com a interface devidamente instalada, vamos para a instalação do espelhamento. Utilizaremos umas das entradas AV disponíveis na interface, simples assim. As funções de vídeo e áudio do espelhamento serão processadas pela interface que integrará full time o celular do seu cliente a tela do veículo e ao seu sistema de áudio via AUX do sistema original. Ou seja, devemos acionar a entrada auxiliar toda vez que formos utilizar um acessório instalado a nossa interface. Neste caso é o espelhamento, mas poderia ser um box TV Full HD também, sem problemas. O procedimento seria o mesmo tanto para instalação como para utilização pelo usuário: em ambos o áudio vai operar via AUX do veículo. Com a interface e o espelhamento devidamente instalados, agora é a vez de instalar os encostos de cabeça com monitores e leitor de DVD, veja abaixo com vai ficar o resultado, nem parece que não é original do veículo.
Encostos de cabeça:
Primeiramente retire os encostos originais, lembrando sempre que ainda não é possível acionar a parte elétrica via comando start de forma alguma.
Cuidadosamente, passe um cabo RCA de qualidade junto com os de alimentação pelo interior do banco do veículo. Cuidado redobrado com a finalização e a fixação dos cabos entre o final do banco e os carpetes do piso! Lembre-se de que o banco movimenta-se tanto para frente como para tras conforme a necessidade do condutor. Por este motivo, devemos considerar este movimento e calcular a folga dos cabos. Sempre proteja os mesmos com um conduíte corrugado na medida e no diâmetro necessário. Este simples procedimento trará segurança e acabamento ao projeto.
Na parte de conexões, os cabos RCA de ambas as telas devem ser ligados à saída de vídeo disponível na interface instalada. Já a alimentação, eu prefiro separar: utilizo o aterramento em um ponto metálico do veículo e para a alimentação, o pós chave disponível no acendedor de cigarros do console central. Este sinal positivo é seguro, pois passa por um fusível da caixa isolado e totalmente livre de qualquer ligação com o sistema CAM do veículo. Com estes procedimentos, eliminamos também riscos de possíveis interferências na qualidade da imagem das telas instaladas.
Por último, vamos instalar o sistema auxiliar de estacionamento traseiro, a já conhecida câmera de ré. Deixamos por último, pois foi o ponto com maior dificuldade no desenvolvimento deste projeto, portanto vamos demonstrar passo a passo para vocês.
Alimentação da câmera de ré:
Como este veículo é praticamente todo comandado por uma central CAM, a iluminação de ré não seria diferente, correto?
A resposta é sim: nunca devemos alimentar a câmera com o sinal gerado pelo veículo, isto causa o mau funcionamento e até o cancelamento do operacional da câmera instalada, como acontece em outros veículos com o mesmo sistema. Um exemplo disto é o conhecido VW Jetta.
Levando em conta tudo acima, os desenvolvedores de interface já criaram um sinal positivo e negativo sem nenhuma interferência da CAM do veículo na própria interface que instalamos, como mostra a foto abaixo:
Note que o fio marrom é a saída 12V para alimentar nossa câmera de ré e o preto GND, o aterramento da mesma.
Levando em conta as informações acima, quando você instalador for passar o cabo de vídeo para a traseira do veículo, não se esqueça de agregar os de alimentação positivo e negativo da interface. Isto é fundamental para a nitidez e o sucesso do procedimento de instalação da câmera de ré. Passe os cabos por um lugar seguro e livre de possíveis esmagamentos decorrentes do uso diário. Neste projeto, passamos os cabos pela parte superior do veículo até o acesso da borracha que dá acesso a tampa do porta-malas. Cuidado para não danificar a forração do teto do veículo! Este procedimento de passagem deve ser feito com luvas limpas e muita cautela para não contaminar a forração do teto com suor ou mesmo algum tipo de produto engordurado.
Com os cabos devidamente passados até a tampa, retire a vedação de passagem e, com o auxílio de um passador de cabos, transponha os mesmos do teto do veículo para a tampa traseira como mostra a sequência de imagens abaixo:
Com a passagem dos cabos concluída, remova o friso traseiro da tampa para a instalação física da câmera de ré.
Para removê-la, retire a proteção de acabamento plástico no interior da tampa, o mesmo é fixado com presilhas plásticas de pressão. Após a remoção do acabamento plástico visualize quatro porcas auto travantes que fixam o friso justo com presilhas metálicas de pressão, remova as porcas como mostra figura abaixo:
Depois de removê-las cuidadosamente com um auxílio de uma espátula, desloque o friso e o remova para bancada de trabalho.
Agora já fora do veículo, visualize a área pré-disposta para instalação da câmera indicada pelo fabricante. Este ponto é o indicado para maior amplitude e melhor posicionamento na hora de estacionar o veículo.
Feito a fixação e alinhamento da câmera, recoloque o friso traseiro no veículo, pressione as presilhas e reaperte as porcas auto travantes que você retirou, veja abaixo o resultado.
Após todos os procedimentos devidamente conectados e montados acione o start elétrico do veículo e venha testando passo a passo todos os acessórios instalados.
Boa instalação!
Opa, ótima explicação!!
Mas a evoque tem uma central por onde passa Td, sabe se consigo instalar uma multimídia da modelo 2017 na modeli 2015??? Tenho medo de comprar e não ser compatível