Recuperação é momentânea e balanço do ano já mostra retração de 40% no semestre em relação a 2019
Os dados de venda do setor automotivo divulgados hoje pela Anfavea parecem otimistas pelo grande crescimento mas são vistos com preocupação pela entidade. Enquanto a associação dos fabricantes previa inicialmente uma expansão de 10% na produção e nas vendas este ano, o mês passado registrou um tombo de 40,5% nos licenciamentos em relação a junho de 2019. No fechamento do semestre a redução chegou a 38,2% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Ainda assim, foram 132,8 mil unidades vendidas em junho contra 62,2 mil em maio – uma baixa considerável no pior mês da pandemia ainda com fábricas e concessionárias fechadas. O número que representa um aumento de 113,6%, no entanto, é um ânimo temporário, avaliou o presidente da entidade Luiz Carlos Moraes em coletiva de imprensa acompanhada pela AutoMOTIVO no final desta manhã.
Mesmo com os dados negativos no segmento dos automóveis e comerciais leves o licenciamento de caminhões subiu 85,8% na comparação com maio e 16,5% em relação à junho de 2019. A alta demanda por transportes e gêneros de primeira necessidade levaram a um cenário positivo, avaliou a Anfavea.