Não dá para negar, o consumidor brasileiro adora uma novidade. Seja na hora de equipar o seu veículo ou de escolher um modelo para colocar na garagem, as novidades têm sempre a atenção dos brasileiros. Diversos modelos com lançamento previsto para este ano devem levar os consumidores às lojas e ajudar a aquecer o mercado automotivo.
Três segmentos prometem mais novidades: o dos sedãs compactos, o dos SUVs e os das pick-ups, mas o dos esportivos também vai ser atração. O que deve ter disputa mais acirrada é o dos sedãs compactos, que terá o Volkswagen Virtus e o Fiat Cronos chegando com o apoio de intensa campanha publicitária e promocional para tentar roubar espaço dos modelos mais vendidos do segmento, como o Chevrolet Prisma, o Hyundai HB20S, o Ford Ka Sedan e o Toyota Etios Sedan.
Como quem vendeu bem até agora não vai ficar sem reagir, podemos esperar uma disputa acirrada pelos consumidores, com muita publicidade, promoções e lançamento de séries especiais.
No entanto, é o segmento dos utilitários esportivos, xodó dos consumidores mundo afora, que deverá concentrar o maior número de lançamentos. Isso deve significar mais publicidade, mais promoção, mais ofertas, enfim, mais disputa pelo consumidor de SUVs.
Resumindo: todos esses lançamentos e a agitação que eles vão causar devem provocar os consumidores, levá-los às concessionárias autorizadas e ajudar a aquecer mercado automotivo. Confira a seguir alguns dos principais modelos que devem começar a ser vendidos no Brasil este ano. Além deles, vários modelos já lançados anteriormente deverão ser atualizados ou reestilizados.
FIAT CRONOS – A Fiat também vai entrar na briga dos sedãs compactos e o modelo escalado para representar a montadora mineira na disputa vai ser o Cronos, derivado do Argo e importado da Argentina. Como no caso do Volkswagen Virtus, podemos esperar um carro ligeiramente mais caro que o primeiro modelo da família e com ainda mais espaço interno.
MERCEDES CLASSE X – Entre os lançamentos de pick-ups, o destaque deve ser para o primeiro modelo da Mercedes Benz para o segmento. Embora seja Mercedes só em alguns detalhes, a pick-up importada da Argentina deve apostar no luxo para atender quem deseja usar a marca da estrela de três pontas para ostentar.
VOLKSWAGEN T-CROSS – O T-Cross vai ser o primeiro utilitário esportivo produzido pela da Volkswagen no Brasil. Como o Virtus e o Novo Polo, o novo modelo vai usar a plataforma MQB e será montado na fábrica de São Bernardo do Campo. Dependendo dos preços adotados pela montadora, pode incomodar a concorrência.
TOYOTA YARIS – Posicionado entre o Corolla e o Etios, o Yaris deve completar a grade de modelos da Toyota no Brasil. De porte semelhante ao do Honda City, o Yaris compartilha a plataforma TNGA com o Prius e deve oferecer uma opção para quem quer um Toyota e acha o Etios muito pequeno e o Corolla grande demais.
TOYOTA C-HR HYBRID – Embora anunciado há tempos como candidato a ser produzido no Brasil, este anguloso SUV ainda deve demorar para ser montado aqui. Como os demais SUVs oferecidos pela Toyota aqui, o C-HR deve ser importado, inicialmente em versão híbrida.
FORD MUSTANG GT – Embora deva representar um volume de vendas pequeno, a volta do Ford Mustang ao mercado brasileiro sem dúvida vai agradar aos fãs de modelos esportivos. O icônico modelo da Ford será importado apenas na versão GT, equipada com um motor V8 de 450 cv e um câmbio de 10 marchas.
CITROEN C4 CACTUS – A montadora do grupo francês PSA deve aumentar a sua linha nacional com o lançamento do C4 Cactus, já em versão sem os apliques criativos exibidos pelo mesmo modelo na Europa.
PEUGEOT 5008 – Importado da França, este SUVão alia as qualidades do Peugeot 3008, construído sobre a mesma plataforma, a um interior que acomoda até sete passageiros e um porta-malas mais espaçoso.
KIA STINGER – Um dos modelos de série mais comentados nos principais mercados do mundo, o Kia Stinger estreia este ano no Brasil. De design equilibrado e desempenho esportivo, deve atrair quem gosta de ter um carro bom de pista mas não deseja chamar demais a atenção.
VOLKSWAGEN VIRTUS – O sedã, que compartilha a plataforma MQB com o novo Polo chega às revendas autorizadas da Volkswagen ainda no primeiro trimestre e promete incomodar bastante. Com atributos como ótimo espaço interno, design atual e mecânica moderna, o Virtus deve chegar bem equipado, mas, com certeza, ainda haverá como se vender muitos acessórios para os proprietários do modelo.
RENAULT ALASKAN – Outro modelo importado da Argentina, a Renault Alaskan compartilha toda a plataforma mecânica com a Mercedes Classe X e a Nissan Frontier. As diferenças entre os três modelos devem ser mínimas e se concentrar em estética e acabamento.
KIA RIO – Montado no México, o Rio é um dos vários modelos que a Kia trará para o Brasil este ano, aproveitando a queda do adicional de 30 pontos no IPI vigentes até o ano passado. Modelo mundial, o Kia Rio é bem aceito em mercados exigentes e tem condições de abrir um espaço próprio no Brasil, onde a marca construiu uma imagem de produtora de veículos bem acabados e duráveis, com uma rede de concessionários bem estruturada.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos