Home / Veículos / Carros / Mercedes-Benz AMG GT R – Direto do Inferno Verde

Mercedes-Benz AMG GT R – Direto do Inferno Verde

Desenvolvido no circuito de Nürburgring, o esportivo alemão chega para brigar com o Porsche 911 GT3.

Anunciado pela Mercedes-Benz ao mercado europeu, o AMG GT R vem causando espanto aos amantes da marca pelo Mundo. Sendo o mais rápido da família AMG GT, o modelo foi todo preparado para o uso nas pistas. A prova disso é que o veículo foi desenvolvido na pista de Nürburgring, na Alemanha que, por sua diversidade de desafios, é conhecida como “inferno verde”.

Motor de respeito

O AMG GT R é impulsionado por nada menos que um motor 4.0 V8 biturbo, que gera 585 cv de potência. São 75 cv a mais que o GT S, variante da família AMG GT mais potente até então. A preocupação da Mercedes em deixar o veículo mais leve é evidente.

As rodas de alumínio forjado e os quase 6 kg a menos no escapamento, além do uso de componentes de menor peso na carroceria, deixaram o GT R com 1.555 kg. São 90 kg a menos que o GT S. O resultado desse cálculo? São apenas 3,5 segundos para o veículo alcançar os 100 km/h e depois acelerar até o fim para bater os 318 km/h de velocidade máxima.

Design visando a performance

Uma grande asa traseira comprova que o GT R foi realmente feito para as pistas. Ela contribui para que o carro mantenha o traçado nos trechos sinuosos.

Algo que merece destaque é o eixo traseiro direcional, que faz as rodas traseiras também se moverem na hora das curvas, aumentando a agilidade e trazendo respostas mais rápidas nas velocidades mais altas.

Feitos de fibra de carbono, os para-lamas dianteiros e traseiros ganharam na largura e a saída do escapamento fica envolta por um difusor que contribui no resfriamento da peça.
O mesmo efeito de resfriamento é aplicado aos freios e motor graças à aerodinâmica ativa do para-choque dianteiro.

Green Hell Magno

Foi o tricampeão da Fórmula 1, Jackie Stewart, quem apelidou o autódromo de Nürburgring de “Inferno Verde”, por causa da densa vegetação ao redor do circuito e do perigo de seu traçado.
E foi pensando em toda essa mística criada pelo ex-piloto que o belo verde metálico do GT R, cor exclusiva de lançamento do veículo, leva o nome de “AMG Green Hell Magno”.

Ainda sem preço oficial definido, o GT R deverá ter suas vendas iniciadas no início de 2017, para delírio dos amantes de velocidade e exclusividade.

 

Texto: Felipe Negri Vicentini
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo