Quando a Fiat apresentou o Jeep Renegade, também apresentou o sexto membro da “Família” 500. O crossover 500X, que foge do tradicional conceito “mini”, mas ainda conserva os elementos da série. A carroceria mantém os faróis mais arredondados, com luzes de neblina no para-choque frontal, enquanto a cabine conta com painel para navegação e volante com botões seletores.
O Fiat 500X terá sua produção baseada na sede de Melti, na Itália, e deve ser comercializado em 100 países nas versões: Metropolitana e Lazer.
Mas, infelizmente, não há previsão do modelo chegar ao Brasil. O escolhido para vir pra cá foi o Renegade, mas assim como toda Familia 500 da Fiat, tudo irá depender do sucesso e dos mercados que a marca pretende atingir.
Voltando à linha 500, foram apresentadas quatro opções de motorização a gasolina. Destaque para a topo de linha, que apresenta tração 4×4, transmissão automática de nove velocidades e motor 2.0 MultiJet II, que entrega 140 cv. As demais são: 1.4 Turbo MultiAir II com 140 cv e transmissão manual de seis velocidades; 1.6 MultiJet II com 120 cv e 140 Hcv.
Mas a Fiat ainda destaca que devem produzir as versões 1.6 E-Torque, manual de cinco velocidades e 110 cv; 1.4 Turbo Multi Air II, automática com nove velocidades, 170 cv e tração 4×4; Além da chamada 2.4 Tigershark, com 184 cv.
A razão é que se olhar para a traseira do 500X, você percebe que ele é maior do que parece nas fotos. Com 4,24 metros de comprimento e entre-eixos de 2,57 m, o 500X fica entre os dois segmentos do mercado dos crossovers, podendo realmente brigar nos dois. E a Fiat não facilitou, para atingir esse alvo.
A plataforma é a mesma do Jeep Renegade e muitos dos componentes mecânicos são iguais, como motores, transmissões e suspensão, que é de tipo MacPherson nas quatro rodas, mesmo nas versões de tração só dianteira.
500 X e suas proporções
O novo crossover da Fiat faz parte da família 500 e quer dar guerra aos melhores do segmento, mas não virá para o Brasil. A família 500, que começou como uma edição especial comemorativa, alcançou um sucesso inesperado em todos os países em que foi comercializada.
Hoje a marca italiana tem uma gama de três modelos dentro da família 500: o urbano original, o MPV a que chama 500L e este novo crossover, o 500X. E tal como acontece com os outros dois, os italianos também anunciam como objetivo serem líderes de segmento com o 500X.
Para isso, têm que bater modelos como o Nissan Juke, o Opel Mokka, ou mesmo o Renault Captur e o próprio Nissan Qashqai.