A ideia era ingressar no segmento de SUVs compactos sem perder a identidade de seu “Irmão maior”, o Wrangler, mas com aquele jeito de jipinho urbano que tem conquistado o mundo. Pensando assim, a Jeep lançou no salão de Genebra, que aconteceu no último mês de março, o RENEGADE, primeiro utilitário esportivo compacto da marca. O nome, que nunca havia sido usado para nomear um carro, já foi utilizado pela marca para identificar versões do Wrangler e do Liberty. Em 2008, foi lançado um conceito chamado Jeep Renegade, que foi apresentado no Salão de Detroit.
O Renegade lançado este ano, foi idealizado para o mercado global e será fabricado na Itália a partir do último trimestre de 2014 e a mesma plataforma será usada na futura fábrica da montadora em Goiana (PE), em 2015. O Renegade será o primeiro veículo da Jeep produzido no Brasil. Em 2016, será a vez da China fabricar o pequeno.
Urbano ou off-road?
Vários diferenciais presentes no Renegade fazem dele um SUV que chamará a atenção dos aventureiros. O carro é o primeiro do segmento dos compactos com câmbio de 9 marchas, o que contribui para um comportamento dinâmico excelente no asfalto e fora dele.
Dentre os itens que caracterizam o Renegade como um off-road estão os sistemas 4X4 presentes no carro, também pioneiros na categoria. O Jeep Active Drive mantém o sistema 4X4 permanentemente ativo e o Jeep Active Drive Low, com a função de multiplicar o torque, como uma tração reduzida.
Com o objetivo de proporcionar maior economia de combustível às versões que possuem tração nas quatro rodas, o Renegade também possui a tecnologia de desconexão do eixo traseiro e caixa de transferência que é ativada automaticamente quando o uso da tração 4X4 é necessário.
Ambos os sistemas possuem o recurso Jeep Selec-Terrain, com até cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia) e Mud (lama), mais o exclusivo Rock (Pedra) na versão Trailhawk. Essas funções têm como objetivo aprimorar a condução com tração nas quatro rodas, tanto na estrada como fora dela e em qualquer clima.
Motor
Como o Renegade será oferecido em diversos mercados de todo o mundo, ele contará com até 16 combinações de motores e câmbios. De modo geral, serão cinco motores a gasolina, dois a diesel e quatro transmissões: automática, automatizada de duas embreagens e duas manuais. Dentre eles estão o 2.4 Tigershark com câmbio automático de nove marchas (4×2 e 4×4) à gasolina, e o 2.0 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×4).
Design
A aparência do Renegade pode agradar ou não. Para muitos, o “suvinho” combina mais com a lama e a paisagem mais longe possível do asfalto – possivelmente devido sua grade frontal, que lembra tanto o Wrangler. Aí o grande desafio da montadora: criar um carro que agrade e combine com aqueles que usam terno durante cinco dias da semana e no fim de semana se aventuram pelas trilhas.
Dentre os destaques que diferenciam o design do Renegade estão – a já citada – grade frontal com grandes farois redondos, as lanternas traseiras em formato de X e o teto solar My Sky, feito de poliuretano e fibra de vidro, ele pode ser deslizado ou totalmente removido para seguir a tradição da marca de proporcionar a experiência de estar “a céu aberto”.
O Renegade possui 4,23 metros de comprimento, 1,69 de altura e 2,57 entre-eixos. A suspensão é totalmente independente, capaz de até 20,5 cm de articulação das rodas e 22 cm de altura livre do solo. O porta-malas pode ser estendido: de 350 litros até 870 com os bancos rebatidos.
Acessórios
A cabine do Renegade possui uma linguagem própria denominada pelos designers do veículo como “Tek-Tonic”. O interior foi baseado na tradição da Jeep, isso explica o aspecto sólido e energético do SUV.
A ideia do tema usado no Renegade foi proporcionar a combinação de formas suaves e táteis, como as superfícies principais. Um exemplo é o quadro de instrumentos integrado, que se intercala a elementos funcionais que entregam a “herança off-road” do SUV, como uma alça de segurança à frente do passageiro dianteiro, item essencial na hora das aventuras fora de estrada.
Outros itens encontrados no Renegade são o reconhecido e premiado sistema da Jeep “Uconnect”, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas que leva sistema de som, bluetooth, GPS e entrada USB e auxilia e o maior quadro de instrumentos colorido de sua classe.
No quesito segurança, o Renegade possui 70 sistemas avançados, como Aviso de Colisão Dianteira Plus e de Aviso de Saída de Faixa (LaneSense) Plus (ambos inéditos no segmento), Monitoramento de Pontos Cegos, câmera traseira ParkView, sensores de estacionamento traseiro ParkSense, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) com mitigação de rolagem da carroceria e sete air bags de série.
Para o Brasil, os únicos possíveis diferenciais seriam a troca de nome e um motor flex para completar a gama de motores oferecida pela montadora. O Renegade só chegará às ruas em meados do final do ano, mas uma coisa é certa: o pequeno representante da Jeep vai mudar o conceito de muitos sobre o que é um SUV com aquela “pegada cross”.
Veja os detalhes no vídeo oficial divulgado pela marca:
Por: Laelie Machado
Fotos: Divulgação