A Ford promoveu uma pesquisa na Europa para conhecer os hábitos de uso do celular de motoristas. O objetivo é desenvolver novas formas de conexão segura no veículo com comandos de voz para fazer e receber ligações. Um dos dados interessantes revelados pelo estudo é que um em cada quatro jovens do continente já fez um “selfie” – auto-retrato com smartphone – ao dirigir e quase metade admite ter usado o smartphone para tirar uma foto.
Acidentes de carro são a principal causa de morte de jovens motoristas, o que levou a Ford a criar um programa educativo para esse público.
“De jogadores de futebol a presidentes, quase todo mundo parece ter entrado na moda do ‘selfie’. Para muitos jovens, isso se tornou parte do cotidiano, mas é a última coisa que se deve fazer na direção de um carro”, diz Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford. “É preocupante que tantos jovens admitam tirar fotos ao dirigir e vamos fazer todo o possível para educá-los sobre esse perigo.”
A pesquisa com 7.000 usuários de smartphones de 18 a 24 anos na Europa também mostrou que uma em cada quatro pessoas acessou sites de mídia social ao volante. Os jovens do sexo masculino foram os mais propensos a ignorar os riscos e quase todos concordaram que essas atividades são perigosas.
Os registros mostram ter havido este ano uma série de acidentes com ferimentos e até mortes em que os motoristas relataram ter feito um “selfie” pouco antes. A publicação dessas fotos nas mídias sociais gerou até hashtags, como #drivingselfie.
Distrações na direção
A Ford descobriu que fazer um “selfie” ao volante é capaz de distrair o motorista por 14 segundos. Checar as mídias sociais leva 20 segundos – tempo em que um carro a 100 km/h percorre uma distância equivalente a cinco campos de futebol. Uma pesquisa feita pela NHTSA, órgão de segurança das estradas dos Estados Unidos, revelou que arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor pode distrair o motorista por 4 segundos e digitar no celular leva 7 segundos.
Para mostrar na prática o que pode acontecer ao se fazer um “selfie” em baixa velocidade, a Ford vai promover um treinamento para jovens na Europa. O programa, feito em uma instalação fechada e com instrutor profissional, também terá orientações sobre reconhecimento de situações de perigo, controle da velocidade e do espaço.
“Os estudantes podem ficar um pouco indiferentes no começo, mas quando veem os cones achatados ao tentar fazer um ‘selfie’ entendem a mensagem de forma muito eficaz”, acrescenta Graham. “As consequências de fazer um ‘selfie’ ao volante são muito preocupantes e é crucial que os jovens motoristas entendam essa mensagem da melhor forma possível.”
Outra pesquisa feita pela Ford com jovens motoristas no ano passado mostrou que a maioria tinha dirigido além do limite de velocidade, quase metade comeu ou bebeu ao volante e 40% tinham usado o telefone celular ao dirigir.
Veja abaixo o vídeo da campanha: