Entre as atrações que a Renault preparou para esta edição do Salão do Automóvel merece destaque o surpreeendente show car Duster Oroch, inteiramente desenvolvido no Brasil e que permite prever muito do que será a futura pick-up da montadora francesa no país.
Concebido pelo Renault Design América Latina (RDAL), que fica em São Paulo e é um dos cinco centros de design da marca no mundo,o modelo é muto mais que um concept ou um exercício de estilo.
Baseado na plataforma do SUV Duster, o show car Duster Oroch é um produto inovador, criado para o lazer, com bastante espaço para cinco pessoas e a robustez de um SUV.
Apesar de ser uma proposta nova, o conceito é extremamente lógico, já que uma quantidade significativa de pick-ups é vendida para uso urbano sem que a caçamba tenha grande uso.
Como bom show car, o Duster Oroch mistura detalhes que dificilmente terão aplicação num modelo de produção em massa, caso de acessórios como as persianas na janela traseira ou as duas câmeras laterais traseiras, que permitem visualizar num monitor multimídia no painel o que acontece do lado de fora. As câmeras são controladas por um comando rotativo, que fica ao lado do passageiro, no console central.
Já o ótimo espaço interno, a maior altura do solo em relação à Duster, as grandes rodas (255×60 R18) e os protetores laterais já são alguns dos elementos que podem vir a equipar um modelo de produção.