Apesar da crise econômica vivida em todo continente europeu, a organização do Salão de Paris classificou como “excelente” o total de 1.253.513 pessoas que visitaram o parque de exposições do Porte de Versailles para a edição deste ano, que aconteceu entre os dias 4 e 19 de outubro.
Para driblar a crise e aumentar o número de visitantes, os organizadores abusaram de opções criativas, como cobrar entradas mais baratas que os 14 euros (equivalente a R$ 44) do ingresso cheio.
Pessoas mais jovens (entre 10 e 25 anos) pagaram 8 euros (cerca de R$ 24) e famílias (adulto acompanhado de uma ou duas crianças) também tiveram desconto nas entradas. Iniciativas que não só aumentaram o público, como também o renovaram.
Mas em matéria de exclusividade, o evento deste ano não apresentou muitos lançamentos. E as montadoras que levaram novidades priorizaram o que sempre atrai o público. As marcas de luxo mostraram carros topo de linha que tendem a ter preços cada vez maiores, já que o público deste tipo de veículo não deixou de comprar, pelo contrário.
Foi o caso de Bugatti, Ferrari, Lamborghini e Rolls-Royce. Mas houve também os que decidiram apostar na diversificação, seja de plataformas e de ideias para tentarem adequar os carros ao gosto do público com dinheiro mais curto. Foi o caso do grupo Fiat-Chrysler, Peugeot, Citroën e Renault.
Veja os destaques que a AutoMOTIVO separou:
Peugeot Quartz – Capa da edição de outubro da AutoMOTIVO, este é um crossover que combina design avançado,
motorização híbrida de grande potência e uso de materiais inovadores para oferecer o que a montadora promete ser um
SUV topo de linha.
Toyota C-HR Concept – Apesar de ainda não ser um modelo de produção, o C-HR Concept é estratégico para a Toyota. Ele estreia uma
nova plataforma que dará origem aos futuros SUVs da marca. O conceito mede 4,35 metros de comprimento, 1,85 metro de largura,
1,50 metro de altura e tem distância entre-eixos de 2,64 metros.
Audi TT Sportback Concept – A grande novidade da marca para o Salão de Paris traz o interior da atual família TT, predominando os
revestimentos em pele, aplicações em alumínio escuro e em preto brilhante.
DS Divine – A Citroën decidiu dar asas para a linha de luxo DS, que virou uma marca separada em julho deste ano. O conceito apresentou um futuro em que o cliente poderá escolher como será o interior do seu veículo.
Lamborghini Asterion – Sem o ronco forte do motor? Esse é o primeiro veículo híbrido plug-in da história da marca. O carro-conceito, num azul vibrante, deslizou silenciosamente para o palco do Salão.
Audi RS Q3 – A Audi amplia sua gama voltada ao mercado brasileiro com a introdução do RS Q3 no País. O utilitário esportivo de alta performance ainda não tem cronograma definido para o Brasil, mas é certo que vem.
Honda HR-V – Próximo utilitário da marca japonesa fez sua primeira aparição. O modelo, feito na mesma plataforma do novo Fit, será produzido futuramente no Brasil e deve dar as caras no Salão do Automóvel de São Paulo.
Novo Mustang – Apresentado em Paris, o modelo pretende oferecer desempenho e refinamento de classe mundial, com elementos de design clássico e perfil elegante, como as já conhecidas lanternas traseiras de três barras, agora tridimensionais e a frente com grade dianteira trapezoidal em formato de boca de tubarão.
Mercedes AMG GT – Seguindo os passos de diversos modelos de nova geração, o AMG GT tem boa parte da estrutura em alumínio. Desse modo, tomando como base o último SLS, há uma redução de 145 kg, com o peso total estimado entre 1.540 e 1.570 kg.
Novo Kia Sorento – O SUV da marca coreana está maior em relação aos modelos anteriores. Além de redesenhado, ele mede agora 4,78 m de comprimento, 2,78 m entre os eixos e 1,68 m de altura. Estas novas dimensões permitem mais conforto para transportar até sete passageiros.
Ferrari 458 Speciale – Apresentação oficial da 458 Speciale, que terá produção limitada em 499 carros, será equipada com o mesmo motor 4.5 V8 da Speciale cupê, de 605 cavalos, o que a torna a Ferrari conversível mais potente de todos os tempos.