A Mercedes-Benz está ampliando a sua linha de SUVs com o lançamento da GLE Coupé. SUV Coupé? Pois é: para a montadora alemã, o modelo é um crossover e não um SUV. Então, crossover Coupé? Mas coupé não é um tipo de carro? Melhor não tentar entender a montadora…
De cara, a novidade já ganhou uma versão “envenenada” pela AMG, que provavelmente estará entre os destaques da Mercedes no Salão de Detroit, que abre a temporada de “auto shows” na segunda quinzena de Janeiro.
Por enquanto, o SUV-crossover-coupé vai ficar só no lançamento para a Imprensa e nos stands das feiras. O público só vai encontrá-lo nas concessionárias autorizadas européias e americanas em meados de 2015, já como modelo 2016. No Brasil, o mais provável e que só chegue no final de 2015 ou início de 2016.
Quem comprá-lo verá que a Mercedes-Benz caprichou: o motor é um V6 3.0 biturbo, câmbio automático de nove marchas 9G-Tronic, tração permanente nas quatro rodas 4Matic, controle eletrônico Dynamic Select com até cinco ajustes, sistema de direção Sports Direct-Steer, rodas com opção de 20 e 22 polegadas e tudo o que se pode esperar de um carro topo de linha da marca.
Segundo a montadora, o GLE Coupé será oferecido em três versões: a 300d, de entrada, que usa diesel como combustível; a intermediária 400 e a esportiva 450 AMG, que aparece nas fotos desta matéria.
Com o duplo turbo, o GLE esbanja potência e torque, chegando a 367 hp (na 450 AMG) e 63,2 kgfm de torque (no caso da versão com motor a diesel).
Como já ser tornou padrão para veículos topo de linha da maioria das montadoras no Exterior, o GLE oferece diversas opções de configuração de motor, câmbio, suspensão e direção. Além de três configurações-padrão, existe uma mais esportiva para a versão 450 AMG e a opção de criar uma configuração totalmente customizada de acordo com as preferências do motorista.