As pick-ups chegaram em massa, os carros repetiram a presença constante e os SUVs? Nos Estados Unidos, assim como na Europa e aqui no Brasil, os utilitários esportivos e crossovers são presença constante – e cada vez maior – nas ruas.
Portanto, eles não poderiam ficar de fora dos stands do badalado Salão de Detroit, considerado o mais importante Salão americano não só por estar no berço da indústria automobilistica americana e por abrir o calendário, mas também por ser promovido pela associação dos revendedores americanos, a Fenabrave de lá.
Sem nenhum lançamento das montadoras americanas, quem acabou faturando a atenção do público foram as estrangeiras, como a Audi e a Mercedes-Benz.
A primeira atraiu muita gente com os seus Q7 e Q3, enquanto que a segunda inovou na nomenclatura ao apresentar um SUV coupé (existe SUV sedan?). Por outro lado, seu GLA 450 parece carro, mas é um SUV.
A Volkswagen pegou carona na onda da Mercedes e levou para Detroit o bonito e conservador Cross Coupe GTE, enquanto que a Volvo apresentou a versão especial Design da sua XC 90 R.
O Lincoln MKX, produzido pela divisão topo de linha da Ford, representou bem os SUVs fabricados nos Estados Unidos.
A Subaru levou para Detroit o seu Subaru XV Crosstrek Special Edition, que tem perfil mais fora-de-estrada do que a média da concorrência.