Depois de amargar um período difícil para a indústria automobilística, Detroit ‘renasce’. É assim que jornalistas do mundo todo e o mercado de automóveis veem a edição 2015 do Salão de Detroit. O clima é de otimismo, já que não só a indústria, mas todos os setores receberam investimentos com a retomada da economia local.
Mas há ainda quem diga, que o preço absurdamente baixo do galão da gasolina – é possível encontrá-lo por US$ 1,70 (como se o litro da gasolina no Brasil custasse cerca de R$ 1), também fosse um dos responsáveis pelo crescimento na venda de carros.
O que não mudou foi o gosto dos americanos pelos carrões. Alguns ganharam versões mais econômicas, como os híbridos e elétricos, e o mais conservadores abriram espaço para os modelos menores, caso da Chevrolet, com o Volt e Bolt EV, mas o destaque ainda são as pick-ups e os modelos imensos como a Ram 1500.
Veja os destaques deste que é o mais tradicional dos Salões americanos, com mais de 100 anos de história!
A nova geração da F-150 Raptor. O modelo, líder do mercado americano há 32 anos, passou recentemente pelas mudanças mais drásticas de sua história ao trocar o aço da carroceria por alumínio, para garantir maior rigidez e menor peso – quase 300 kg a menos que o modelo anterior.
A Buick surpreende em Detroit com um novo conceito de sedã de luxo denominado Avenir (futuro em francês). Uma das características mais interessantes é o estilo da grade, inspirada no conceito Wildcat II de 1954. Combinando as tradicionais lâminas com elementos que lembram uma asa, ela traz a volta das três cores (vermelho, prata e azul) nos escudos do logotipo da Buick.
Uma das estrelas da Chevrolet em Detroit é o elétrico Bolt. O novo conceito tem como missão tornar um carro elétrico acessível a todos. Apesar de ainda ser um conceito, o visual e interior são muito próximos da realidade.
A General Motors mostrou novamente a Colorado ZR2 de forma conceitual em Detroit. A primeira aparição aconteceu em Los Angeles. A pick-up ZR2 é totalmente designada ao fora de estrada. Tem para-choques novos, ganchos para reboques, rodas de alumínio de 18 polegadas, capô com entradas de ar e bloqueio eletrônico de diferencial.
O novo Audi Q3 2016 e o novo Audi Q7 2016 ganharam nova geração e chegam ao mercado este ano. O primeiro será lançado na Europa até março de 2015, e logo depois deverá ser lançado em outros mercados, incluindo o Brasil.
O segundo se destaca com materiais leves, deixando o SUV de luxo 325 kg mais leve que a versão anterior.
Depois de tanto tempo mostrando protótipos nos principais salões do mundo, finalmente a Acura, marca de luxo da Honda, lança a versão definitiva do NSX.
A produção começa no segundo semestre de 2015, e será lançado nos Estados Unidos ainda este ano e em 2016 chega ao Brasil.
A Alfa Romeo aproveitou o Salão de Detroit para apresentar o 4C Spider ao mundo. O conversível não traz muitas mudanças em relação ao cupê, mantendo o motor 1.8 turbo de quatro cilindros, que gera 237 cavalos de potência e 35,7 mkgf de torque.
A Infiniti, submarca de luxo da Nissan, apresentou o Q60 Concept, modelo que dará origem a um futuro esportivo. O cupê tem linhas angulares e conta até mesmo com um teto de vidro panorâmico. O Q60 tem as proporções clássicas de um modelo de performance: comprido, largo e baixo.
Mais moderno, sofisticado e eficiente, o Novo Chevrolet Volt acaba de ser revelado no Salão de Detroit 2015. O elétrico da GM, símbolo da reconstrução da montadora americana, apresenta um visual mais dinâmico, reforçando a impressão de melhor rendimento em relação ao anterior.
A Ford mostra a “ressurreição” do esportivo GT, produzido entre 2003 e 2007, que por sua vez era uma homenagem ao lendário GT40 dos anos 1960, superesportivo que ficou mundialmente conhecido por vencer a tradicional corrida francesa 24 Horas de Le Mans de 1966 e desbancar o reinado da Ferrari.
A Hyundai também quer se aventurar no mercado das pick-ups. Para isso, nada melhor que apresentar um modelo em plena terra dos utilitários de grande porte – o conceito Santa Cruz Crossover Truck Concept.
A BMW apresentou modelos renovados da família Série 6: o M6 Coupe e o 650i Gran Coupe, que corresponde a metade das vendas da linha nos Estados Unidos. De acordo com a montadora, todos ganharam novo ajuste de suspensão e melhorias aerodinâmicas.