Assim como a água não é simplesmente incolor, insípida e inodora, a tecnologia do áudio não pode ser considerada simples, podemos transformá-la em conforto emoção e memórias.
Um dia destes, vendo um programa na TV, fiquei surpreso ao descobrir que existia um curso na Europa para degustar água, entender as diferenças entre as fontes e regiões de origem e etc.! Até então, para mim, a água era insípida, incolor e inodora, como aprendi na escola.
Percebi, então, que lembramos da água apenas quando temos sede. Isso porque ela compõe mais de 90% do nosso organismo. Podemos sobreviver sem nos alimentar adequadamente, mas não sem tomar água!
Como uma coisa tão importante pode passar simplesmente como inodora , insípida e incolor?!
Naquela fase de escola, me lembro da música da banda Genesis – do grande Phil Collins – que ouvia várias vezes. A música, “Mama”, tem mais de 7 minutos de duração! Eu e meus amigos a ouvíamos incansavelmente.
Existe sempre uma trilha sonora para os momentos memoráveis de nossas vidas. Para os nem tão memoráveis assim, também! Fazer o que?…
A música aciona nossa lembrança sobre coisas passadas e contemporâneas. A música nos emociona, faz sorrir, chorar, pensar, voltar atrás, seguir adiante, suportar sete horas de estrada na chuva, à noite, sem ver o tempo passar…
Definitivamente não existe emoção onde não existe música, para te fazer lembrar do dia de ontem, ou aproveitar melhor o dia de hoje.
Como a água, o áudio que faz parte de nossa vida, e passa tão desapercebido quanto ela, mas faz toda a diferença e em todos os momentos.
Nós, do grupo SQ Brasil, somos apaixonados por música e áudio. Vivemos isso no dia-a-dia.
Quando falamos em qualidade, nos referimos às etapas que precisam ser percorridas desde o momento da decisão sobre os equipamentos até o momento final da audição.
Tivemos em Curitiba, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2015, o primeiro treinamento sobre percepção auditiva para os profissionais do ramo e entusiastas daquela região.
Idealizado e patrocinado pelo grupo SQ Brasil, como um dos passos importantes para padronizar pelo topo, tecnicamente falando, as lojas interessadas em oferecer um serviço Premium a seus amigos clientes, este treinamento é um dos pré-requisitos para que a loja receba o selo de loja participante.
O objetivo é credenciar participantes com serviço padronizado por excelência.
Ministrado por mim, instrutor e membro do grupo SQ Brasil, o trabalho consistiu em discutirmos as características objetivas e subjetivas da audição de cada indivíduo e como estas características podem interferir na satisfação individual. Independente de seu gosto musical, porque quando o sistema está tecnicamente correto, deve reproduzir qualquer estilo com perfeição.
Mas precisamos também, entender as características de audição de seu cliente, já que sabemos que somos fisiologicamente diferentes no que diz respeito à percepção auditiva.
O atendimento individual deve levar em consideração cada cliente, como um indivíduo único que é! Mostra o que será entregue e como “utilizar”o produto final e ter suas próprias emoções e percepções.
Devemos explicar a este cliente qual é o objetivo de um serviço de qualidade, do atendimento à entrega técnica do sistema, com seu devido suporte.
Temos que conscientizar o cliente sobre o objetivo do trabalho entregue, que se traduz em uma experiência subjetiva inesquecível. E deixar bem claro que a intensidade visualizada no dial em relação ao nível sonoro percebido, não é o objetivo mas, sim, um dos vários pontos almejados como objetivo.
Precisamos enxergar e sentir o que o áudio tem a proporcionar em termos de sensações físicas, espaciais e subjetivamente visuais, já que temos um ambiente real à nossa frente.
Passamos a sexta e o sábado em Curitiba, exercitando os pontos iniciais do trabalho, e experimentamos muitas sensações novas em relação ao prazer de ouvir de forma simples e objetiva e como passar esta experiência ao cliente.
No domingo, tivemos um encontro com os patrocinadores do grupo SQ Brasil. Participantes e visitantes, todos puderam ouvir e perceber as sutis características de cada trabalho presente.
Foi um fim de semana muito produtivo e esclarecedor, coroado pelo entendimento de todos sobre o objetivo do nosso trabalho e a missão que temos, como profissionais do setor, de orientar e guiar nossos clientes à experiência da audição.
Afinal um copo de água não é apenas inodoro, insípido e incolor, como aprendi na escola.
Nosso trabalho é transformar a tecnologia do áudio em conforto, emoção e memórias.
Texto: Willian Santiago