O excelente conceito de construção leve e, ao mesmo tempo, possante do símbolo R8 representa a ponta de lança da Audi.
Prova disso, foi o anúncio feito pela empresa do superesportivo autônomo Audi R8 e-tron, um carro elétrico que surpreende ao acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, atingir velocidade máxima de 250 km/h e gozar do ineditismo de dispensar o motorista – características que têm o poder de tirar o fôlego dos aficcionados pela marca.
O super veloz R8 e-tron, foi apresentado este ano na feira de tecnologia asiática Consumer Electronics Show (CES 2015), em Shangai, na China.
Cem por cento elétrico, o cupê possui alto desempenho devido ao Sistema Combinado de Carregamento, na sigla em inglês Combined Charging System (CCS), que permite o carregamento com corrente contínua ou alternada.
Graças a esse sistema, é possível carregar totalmente a bateria em menos de duas horas, um tempo bastante significativo.
Pela primeira vez, a Audi desenvolveu a própria bateria de alta tensão, baseada em uma nova tecnologia de lítio-íon, especialmente concebida para o veículo elétrico. Em comparação com o primeiro protótipo, a capacidade da bateria aumentou de 49 kWh para cerca de 92 kWh.
Estruturalmente integrada ao piso do veículo, a bateria, em forma de “T”, fica atrás da célula dos ocupantes, o que favorece a maximização do espaço interno e ajuda abaixar o centro de gravidade do carro.
Autonomia
Com dois motores elétricos, cada um com 170 kW de potência, o superesportivo R8 e-tron oferece 462 cv de potência (340 kW), 920 Nm de torque e capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, atingindo 250 km/h de velocidade máxima.
Aumentada substancialmente em relação ao protótipo anterior, a autonomia passou dos 215 km para impressionantes 450 km, com a relação potência/peso subindo de 84 Wh/kg a 154 Wh/kg.
Em sua segunda geração, o veículo esporte de alta performance foi desenvolvido a partir do zero. O gerenciamento inteligente de energia, associado a um sistema eletromecânico de freios, assegura altas taxas de recuperação de energia.
Outro item de segurança e, também, de conforto para motorista e passageiro é que a traseira do Audi R8 e-tron foi construída de polímero de fibra de carbono reforçado e as paredes do compartimento de bagagem são onduladas. Assim, usando material com pouco peso, elas podem absorver grandes quantidades de energia no caso de uma colisão traseira.
Sem condutor
Comunicado divulgado pela empresa aponta que o Audi R8 e-tron está equipado para estudos e testes de pilotagem com e sem condutor. O veículo não é o primeiro conceito autônomo “piloted driving” da empresa: no começo do ano, o sedã A7 Sportback percorreu um trajeto de 900 km entre São Francisco e Las Vegas, nos Estados Unidos, sem assistência humana.
Um novo tipo de scanner a laser, várias câmeras de vídeo, sensores ultrassônicos e radares dispostos nas extremidades do carro enviam sinais a um computador de bordo, responsável por criar uma imagem virtual do ambiente externo.
A Audi utiliza seu carro elétrico esportivo de alta performance principalmente como um laboratório móvel de tecnologia. Desta forma, os resultados do R8 e-tron ajudam na criação de novos veículos da marca. Ainda de acordo com a fabricante, o veículo não ficará só no papel e estará pronto para produção em série dentro de dois anos.
Texto: Zulmira Felício
Imagens: Divulgação