Superesportivo japonês cresce na performance, enriquece no interior e evolui no visual.
Dez anos após suas últimas modificações, o Nissan GT-R finalmente passará por transformações relevantes. Apresentado no último Salão de Nova Iorque, o modelo foi o destaque do stand da montadora japonesa.
Com sua comercialização esperada já para 2016, o veículo chamará ainda mais atenção nas ruas com seu novo design e motor.
Feito à mão
Cada engenheiro responsável pela construção do motor do novo GT-R é chamado de Takumi, palavra japonesa que significa artesão. A Nissan garante que eles são capazes de mensurar o que as máquinas não podem, usando, para tal, os sentidos humanos.
Os Takumi produziram para o GT-R 2017 um motor 3.8 V6 biturbo, que alcança 572 cv a 6.800 rotações. Comparado à linha anterior, o veículo ganhou 20 cv de potência. A transmissão de 6 velocidades com embreagem dupla proporciona trocas mais amenas e menor ruído, o que não significa que o som do motor tenha ficado menos prazeroso de se ouvir.
Novidades por dentro e por fora
As mudanças no visual são aparentes principalmente na dianteira, com a nova grade cromada com acabamento “V-Motion”, indicando que essa será a tendência de design da Nissan para os próximos lançamentos da marca.
O capô, alinhado ao desenho da grade, foi reforçado para obtenção de ganho na estabilidade. As soleiras laterais estão mais largas para beneficiar a fluidez do ar.
As modificações na traseira, que segue com os tradicionais faróis em forma de anel, foram mais discretas: apenas alguns ajustes para melhora na eficácia aerodinâmica e no fluxo de ar. A parte inferior foi remodelada para dar mais agressividade.
Outras novidades evidentes são as rodas aro 20, moldadas em alumínio, e a cor Blaze Metallic, que foi introduzida à paleta de cores do modelo.
Por dentro, o revestimento em couro marrom dos bancos, volante e outros detalhes contrasta com os tons escuros do painel e do console central, que exibe uma tela touchscreen de 8 polegadas.
A navegação integrada e controles de áudio em 11 botões (eram 27) resultarão em maior facilidade para o condutor na hora da interatividade. A previsão da Nissan é que o GT-R chegue ao mercado no segundo semestre deste ano.
Texto: Felipe Negri Vicentini
Imagens: Divulgação