Home / Destaques / Spark atinge excelência no mercado de fontes

Spark atinge excelência no mercado de fontes

Foi em Sacramento, cidade mineira de apenas 25.000 habitantes (segundo estimativa do IBGE) localizada a cerca de 500 km de Belo Horizonte e à mesma distância de São Paulo, que nasceram e residem até hoje Renzzo Scalon, apaixonado por som automotivo e Lester Scalon, seu pai. Renzzo frequentava eventos e campeonatos de som nas cidades vizinhas.

Spark9

Acima, os sócios Lester Scalon e Renzzo Scalon, na linha de produção da Spark.

O jovem, que tirava notas medianas na escola, era aplicado, mas entediado com as matérias de rotina, fez um curso técnico de eletrônica e logo identificou a deficiência e falta de produtos que mantivessem as tensões e energias estáveis num sistema de som.

Decidiu então, juntamente com um ex-sócio, a fabricar de forma artesanal fontes de alimentação chaveadas de alto rendimento, atendendo inicialmente amigos e conhecidos. Pouco tempo depois, percebeu que já era preciso montar uma linha de produção para atender a demanda.

Foram dois anos até chegar no projeto final e foi aí que seu pai, Lester Scalon, com alto conhecimento em processos e recursos humanos, o auxiliou na formação e construção da fábrica. Estava formada a sociedade e a indústria Spark Eletrônica na cidade de Sacramento, inaugurada em dezembro de 2009, que hoje, com apenas 7 anos completos, é uma das principais indústrias fornecedoras de fontes do mercado nacional.

“Possuímos um parque fabril limpo, organizado, com ampla área de lazer e nossos funcionários possuem vários benefícios, e os horários são adequados para ninguém trabalhar no limite” - Sr. Lester Scalon
“Possuímos um parque fabril limpo, organizado, com ampla área de lazer e nossos funcionários possuem vários benefícios, e os horários são adequados para ninguém trabalhar no limite” - Sr. Lester Scalon
“Ainda temos espaço para fabricar tranquilamente o dobro do volume atual mantendo o mesmo nível de qualidade” - Sr. Lester Scalon
“Ainda temos espaço para fabricar tranquilamente o dobro do volume atual mantendo o mesmo nível de qualidade” - Sr. Lester Scalon

Marca é tudo

O nome – USINA – e sua logomarca foram criadas por Renzo mesmo. “Precisávamos de uma marca forte, agressiva e compatível com o segmento. Decidi pelo nome após consultar várias pessoas que foram unânimes no ok”. E a identidade do produto estava desenhada!Spark4

Produtos

No início foram lançados 3 modelos de fontes: 50 amperes, 100 amperes e 200 amperes. Atualmente, são mais de 10 modelos para o setor automotivo, além de fontes destinadas a outros mercados. Recentemente, a empresa lançou também um modelo inovador de carregador de tamanho reduzido para baterias de 60 ampéres, atendendo vários segmentos automotivos. “A produção saiu de duas a três fontes por dia para o número de 6.000 x mês em apenas 6 anos e temos espaço para ampliar hoje ao dobro mantendo a mesma qualidade”, explica Lester Scalon.

Spark5O momento da Resolução 624

“Veja, o usuário de som não é criminoso. Mais uma vez, devido a desinformação, criou-se um pouco esta cultura por parte da mídia. O que houve foram excessos e sobre isso, tenho certeza que nenhum fabricante é conivente. Excessos devem ser controlados, mas infelizmente, no Brasil, não existe bom senso”. No país, fiscalizar e regulamentar não é um processo simples, uma incompetência do governo. O mais fácil é proibir! E todos perdem uma receita que não é indispensável. Mas isto está sendo revertido e o mercado é grande o bastante”, afirma Renzzo Scalon.

Spark7Indústria e seu papel social

Atualmente a fábrica possui 70 funcionários diretos, fazendo sua contribuição para uma cidade com apenas 25.000 habitantes (estimado pelo IBGE). “Possuímos um parque fabril limpo, organizado, com ampla área de lazer e nossos funcionários possuem vários benefícios, e os horários são adequados para ninguém trabalhar no limite”, explica o Sr. Lester. “Estes são alguns pontos que todo empresário, seja ele fornecedor ou distribuidor, por exemplo, deveria levar em consideração para melhor qualidade de vida de todos e não simplesmente derrubar preços entrando todos numa “guerra” que ningúem ganha. Nem o consumidor, que aparentemente paga menos, mas pode estar levando muito menos também. O pior é para aquele que está pagando mais e levando menos pois a maioria dos consumidores não tem condição técnica de avaliar o que está comprando. Este é um caminho perigoso e não entramos nesse jogo”, complementa Renzo Scalon.

Spark8Spark no ENAN

No próximo mês, a Spark estará apresentando pela terceira vez a sua linha de produtos automotivos no ENAN – Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios, que reunirá em São Paulo entre os dias 21 e 23 de março os principais fornecedores e compradores de equipamentos som e acessórios automotivos do Brasil.

 

Texto: Fabio R. Codellos
Imagens: Fotos gentilmente cedidas por Lester Scalon

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo