Como é bom ver o que era apenas um sonho ser transformado em realidade! Melhor ainda, como é bom ver que a realidade ultrapassou em muito tudo aquilo que foi sonhado! Há dez anos, com valioso apoio de alguns anunciantes que continuam ao nosso lado até hoje, a revista AutoMOTIVO iniciava a sua trajetória no mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos.
Graças ao apoio desses pioneiros e de dezenas de outros anunciantes que se juntaram a eles nos meses e anos que se seguiram à primeira edição da AutoMOTIVO, podemos hoje fazer chegar às suas mãos esta edição comemorativa, que celebra o nosso 120º encontro com os principais profissionais do nosso segmento.
Do mesmo modo que esses anunciantes nos permitiram fazer frente aos custos cada vez maiores de publicar uma revista de qualidade, o apoio e estímulo de centenas de importantes profissionais nos permitiu atingir uma circulação alta de exemplares mensais, com distribuição nacional, atingindo os mais qualificados profissionais em fabricantes, importadores, distribuidores, lojistas, concessionárias autorizadas e representantes.
PRINCÍPIOS CLAROS
Desde a primeira edição, estavam bem claros os princípios que deveriam guiar a nova publicação e que, desde então, têm sido o nosso Norte, desde a primeira edição até esta, dez anos depois: profissionalismo, seriedade e foco nas necessidades dos leitores e do mercado. Cada matéria é escrita tendo isso em vista, tendo sempre você, nosso leitor, em primeiro lugar.
Quando nos preparávamos para criar a AutoMOTIVO não desejávamos fazer só mais uma revista. Queríamos, sim, criar uma publicação que se tornasse referência para o mercado. E conseguimos! Fizemos desde então uma revista séria e profissional, escrita para profissionais.
Por isso, desde a nossa primeira edição, em setembro de 2007, travamos uma verdadeira luta a cada mês para produzir uma edição melhor, mais completa e mais abrangente do que a anterior, atendendo e, sempre que possível, superando as expectativas dos nossos leitores mais exigentes.
Temos muito claro o compromisso de produzir uma revista profissional para os mais importantes profissionais do nosso mercado. Por essa razão, estampamos orgulhosamente na capa de cada uma das edições da AutoMOTIVO o slogan “A revista B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos”. Esse slogan, que resume o nosso DNA, não nos deixa esquecer nem quem somos e muito menos a quem servimos.
Somos perfeccionistas e fazemos questão de inovar e de estar sempre nos atualizando. Nossos leitores podem perceber isso a partir da capa de cada edição. A constante sintonia com todos os segmentos do nosso mercado se reflete na escolha cuidadosa dos assuntos de cada edição, de cada imagem, de cada dado publicado.
Essa sintonia com as expectativas e necessidades dos nossos leitores levou a complementar a edição impressa com a criação do Portal Revista AutoMOTIVO, que já recebe mais de 50.000 leitores únicos a cada mês e a lançar a nossa versão digital, que permite que cada edição da revista também possa ser lida em smartphones e tablets.
Percebendo que o mercado exigia ainda mais, fomos ainda mais longe e passamos a organizar eventos. Foi assim que nasceram o ENAN – Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios e o Fórum AutoMOTIVO de Som e Acessórios. O primeiro, já consagrado como o principal evento do nosso mercado, terá sua sétima edição realizada de 9 a 12 de abril de 2018. E o segundo, chega este ano à sua terceira edição.
DEZ ANOS DE MUDANÇAS
Desde que foi criada, a AutoMOTIVO acompanhou e registrou grandes mudanças pelo que passaram a indústria automotiva e o mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos. A indústria automotiva viu chegarem novos players e viveu uma verdadeira dança das cadeiras no ranking de emplacamentos.
Marcas como Hyundai, BMW, Jeep, Nissan, Chery e Jaguar Land Rover passaram a ter fábricas no Brasil e outras, com Mercedes-Benz, Honda e Toyota, construíram novas unidades.
A liderança do mercado, que ficou por muito tempo com a Fiat, depois de ter sido da Volkswagen, passou a ser da General Motors. A Hyundai, marca que tem fábrica própria no Brasil há só cinco anos, já é a terceira colocada no ranking de automóveis, deixando para trás a Fiat e a Ford e redefinindo o surrado rótulo das “quatro grandes” montadoras.
Modelos bons de venda saíram de linha, como no caso da Kombi, do Corsa, do Celta e da Parati, só para citar alguns. Outros, como o Uno, o Gol e o Pálio, deixaram as primeiras posições nos emplacamentos e hoje vivem uma pré-aposentadoria ocupando posições intermediárias do ranking enquanto esperam que suas respectivas montadoras encontrem substitutos à altura.
O programa Inovar-Auto foi introduzido e ajudou a mudar muito os veículos produzidos no Brasil, mas sua vigência acaba em novembro. Em seu lugar deve entrar o Rota 2030, programa de incentivos e metas cm 15 anos de vigência que tende a gerar resultados ainda mais positivos em termos de desenvolvimento industrial e melhorias em segurança, manufatura e eficiência energética dos veículos produzidos no País.
Vagarosamente, os veículos brasileiros passaram a chegar às concessionárias autorizadas cada vez mais recheados de equipamentos, acompanhando sempre que possível a generosa oferta disponível em modelos importados, que ajudaram a mudar o padrão de exigência dos consumidores.
O que antes era acessório ou equipamento padrão só dos modelos topo de linha, como vidros, trava e retrovisores de acionamento elétrico, ar condicionado, direção hidráulica, computador de bordo ou sensor de estacionamento, só para citar alguns exemplos, passou a se tornar cada vez mais presente até em veículos compactos e econômicos.
O MERCADO MUDA
Em meio a tantas mudanças no setor automotivo, o mercado de som e acessórios também mudou bastante. As mudanças na Economia e no gosto do consumidor fizeram com que muitas marcas conhecidas, deixassem o mercado.
A Substituição Tributária, que inviabilizou o modelo de distribuidoras baseadas em São Paulo venderem para todo o País, mudou radicalmente o perfil da distribuição de som e acessórios. Muitas distribuidoras renomadas fecharam, outras foram vendidas para grandes distribuidores de autopeças e um grande número de distribuidoras com foco estadual ou regional passou a existir.
Legislações restringindo o som automotivo e outros acessórios foram fatores geradores de mudanças no nosso mercado, afetando fabricantes, distribuidores e varejistas. Outro fator de mudança foi o incremento do foco na venda de acessórios por parte das montadoras e seus concessionários autorizados, que passaram a ver na venda de acessórios uma alternativa para repor as margens comprimidas nas vendas de veículos novos. Embora ainda incipiente, isso acaba aumentando a concorrência com o varejo especializado.
O crescimento no número de lojas virtuais é outro fator que vem causando mudanças no mercado, gerando um aumento na pressão exercida pelos distribuidores sobre seus fornecedores em função de conflitos causados pelo e-commerce como reflexo de políticas comerciais inadequadas.
A queda nas vendas de veículos novos nos dois últimos anos foi outro fator que impactou diretamente o nosso setor. No entanto, apesar de todos os problemas enfrentados pelos players, o nosso mercado continua forte e preparado para voltar a crescer.
Que venham os próximos dez anos! Acreditamos que o mercado de som e acessórios vai continuar se reinventando, se formalizando, se profissionalizando e se adaptando às mudanças no mercado automotivo e no gosto do consumidor. E a AutoMOTIVO vai continuar atenta às suas necessidades, sempre evoluindo e se atualizando.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Equipe AM