Há algumas décadas, o mundo automotivo era muito diferente. Era uma época em que os Estados Unidos eram o maior mercado de veículos do mundo, montadoras norte-americanas como General Motors, Ford e Chrysler davam as cartas e montadoras japonesas como a Toyota, a Honda e a Nissan só produziam veículos pequenos, que só atendiam praticamente o segmento de entrada do mercado americano.
Para conquistar os consumidores dos Estados Unidos não bastava instalar fábricas ou lançar modelos maiores: era preciso criar novas marcas, que fossem sinônimo de acabamento de primeira, bom desempenho e engenharia de primeira linha. A primeira a fazer isso foi a Honda, que lançou a marca Acura em 1986, sendo seguida pela Toyota, com a marca Lexus e pela Nissan, com a Infiniti, ambas em 1989. Só muito depois as montadoras revelaram a sua ligação com as novas marcas.
Desde que foi lançou seu primeiro modelo, o LS 400, que exigiu 450 protótipos e consumiu mais de US$1 bilhão em investimentos, a Lexus buscou se igualar ao que havia de melhor no mundo automotivo. Desde então, os modelos da marca têm provado que ela não só atingiu, mas também superou essa meta.
Se o primeiro modelo tinha linhas muito parecidas com os Mercedes-Benz topo de linha da época, desde então os produtos da Lexus ganharam um visual diferenciado e marcante. O concept Lexus LF-LC é um bom exemplo disso. Criado no Calty, centro de desenvolvimento de veículos-conceito da Toyota em Newport Beach, na Califórnia, o cupê 2 + 2 híbrido chama a atenção pela aparência esportiva, pelos detalhes bem trabalhados e pelas grandes superfícies em vidro.
Lançado do Salão de Detroit, o concept chama a atenção de qualquer ângulo. Certamente um dos destaques é a parte dianteira, com sua enorme entrada de ar ondulada, emoldurada por um largo friso em alumínio escovado, que na parte inferior faz as vezes de um grande aerofólio.
Outro destaque na parte frontal do Lexus LF-LC são os faróis de desenho marcante, com três pequenos conjuntos óticos circulares. Os efeitos obtidos pela combinação de materiais são marcantes, como no caso dos frisos prateados que parecem escorrer dos faróis em direção ao solo ou das estilosas DRLs em formato de flecha que saem dos faróis apontando horizontalmente para o centro da grade frontal.
A longa carroceria em chapas de aço leve e fibra de carbono destaca a frente estendida que abriga o conjunto propulsor de 372kW (500hp) e a grande superfície do parabrisas e do vidro traseiro que envolvem o habitáculo, deixando claro que se trata de um cupê com aspirações esportivas.
Na traseira esculpida é marcada por duas enormes saídas de ar atrás das caixas de rodas. Lanternas com conjunto ótico pequena encaixado em um grande friso de alumínio em forma de T avançam pelas laterais e parecem escorrer para o solo. Na parte inferior, uma bela saia em alumínio polido envolve as saídas de escapamento e direciona o fluxo de ar.
Embora diversos elementos apresentados no Lexus LF-LC já possam ser vistos nos modelos mais recentes da montadora, ainda temos esperança de que um dia a empresa concorde em transformar este belo concept em um veículo de produção em série!
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação