A Volkswagen do Brasil pretende investir pesado para recuperar o tempo e a participação de mercado perdidos nos últimos anos. Como parte da sua estratégia, a montadora anunciou que pretende ter na sua linha, até 2021, cinco modelos de utilitários esportivos de diversos portes. Um dos modelos apontados como candidato com grandes chances para estar entre os SUVs a serem comercializados pela Volkswagen no mercado brasileiro é o Skoda Karoq, utilitário esportivo produzido pela subsidiária do Grupo Volkswagen na República Tcheca, utilizada para suprir o mercado europeu de veículos modernos mais baratos que os montados na Alemanha.
O Karoq é um SUV com um design moderno, bom espaço interno e porte semelhante ao do Jeep Compass, o utilitário esportivo mais vendido no Brasil. Pelas informações que circulam no mercado, ele seria produzido na fábrica da Volkswagen na Argentina e chegaria com o nome mudado para Tarek.
Lançado no ano passado, o Karoq é baseado na plataforma modular MQB (a mesma do Polo e do Jetta, entre outros da Volkswagen e também usada em veículos de outras empresas do grupo, como a Audi e a Seat) e tem estilo que lembra outros SUVs da Volkswagen, como o Touareg e o Tiguan, com exceção da grade frontal, que remete à adotada em modelos da Jeep.
Internamente, o SUV oferece bom espaço para os passageiros, graças ao entre-eixos de 2,63m e boas soluções de conforto e aproveitamento de espaço, como o inteligente banco traseiro com três assentos separados, que podem ser ajustados e até removidos individualmente. O assento do passageiro da frente também pode ser todo rebatido, permitindo que o Karoq possa se transformar praticamente numa van, podendo transportar até 1.810 litros de carga.
A Skoda caprichou no projeto da cabine, oferecendo diversos detalhes bem pensados para o motorista e seus passageiros, como porta-garrafas no apoio de braço dianteiro com trava que permite abrir uma garrafa com uma mão só, compartimentos para objetos revestidos com borracha para proteger tablets e objetos frágeis, porta-objetos da porta do motorista com capacidade para garrafas de até 1,5 litro, compartimento para celulares e smartphones com carga indutiva, tomadas USB e apoios de braço rebatíveis nos assentos dianteiros e traseiro.
O lado externo não foi esquecido e oferece detalhes úteis como porta-malas com abertura externa sem necessidade de contato físico, engate com rebatimento eletrônico e muito mais.
De projeto moderno, o utilitário esportivo tcheco incorpora tecnologia de ponta, como transmissão ajustável com até cinco modos de condução e modo Off-Road especial, painel de instrumentos digital, faróis Full-LED, faróis de milha direcionais Full-LED e lanternas traseiras com iluminação LED e freio de estacionamento eletrônico. Na Europa, a Skoda oferece cinco opções de motores, mas no Brasil esse leque deve ser bem mais reduzido.
Além disso, o Karoq é equipado com diversos dispositivos de segurança ativa e passiva, como assistente de frenagem com proteção preditiva para pedestres, detecção de ponto cego e alerta de trânsito traseiro, corretor de desvios de faixa, detetor de cansaço do motorista e detector de sinais de trânsito, limites de velocidade atuais e restrições de ultrapassagem.
Como um SUV moderno, o Karoq oferece quatro versões de sistemas de infotainment e conectividade, com tela multifunção sensível ao toque de até 9,2 polegadas, controle por gestos, compatibilidade com smartphones via Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link, além de ponto de acesso Wi-Fi.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação