O mercado americano de pick-ups é o mais concorrido do mundo, com marcas da Ford, General Motors, Chrysler, Honda, Nissan e Toyota disputando a preferência dos consumidores.
A quarta colocada no ranking das mais vendidas é a GMC, marca da General Motors especializada em pick-ups, SUVs, vans, utilitários e ônibus.
Fundada em 1909 como General Motors Truck Company, a marca GMC apareceu publicamente pela primeira vez num veículo exibido no Salão de Nova Iorque de 1912 e é reconhecida no mercado norte-americano pelos seus veículos resistentes e com opções de acabamento luxuosas.
Um dos seus produtos mais conhecidos é a pick-up Sierra, cujo modelo 2019 foi apresentado totalmente renovado no último Salão de Nova Iorque, no último mês de abril.
A versão topo de linha das três oferecidas é a Sierra Denali, cujo nome lembra a célebre cadeia de montanhas no remoto e gelado estado do Alaska.
Grandalhona, a pick-up tem linhas que projetam força e resistência, atributos que fazem parte do DNA da marca. A nova geração traz muitas novidades, com destaque para o melhor aproveitamento do espaço interno da cabine, novos equipamentos e soluções inovadoras na carroceria.
Soluções inovadoras
Uma delas é a caçamba opcional da CarbonPro, que substitui o piso e os painéis internos de aço do modelo normal por um composto de fibra de carbono leve, oferecendo melhor resistência à corrosão, riscos e arranhões, além de um visual mais agressivo.
Outra é a engenhosa tampa de caçamba MultiPro, que oferece seis funções exclusivas que revolucionam a utilização dessa parte da carroceria. (Leia mais a esse respeito na página seguinte.)
Internamente, a Sierra Denali 2019 traz outras inovações, como o primeiro Head-Up Display multicolorido do segmento, com tela de 3 x 7 polegadas, que projeta informações-chave e dados personalizáveis no parabrisas da pick-up.
Outra novidade no segmento é o espelho interno de dupla função com câmera traseira e tela de alta resolução. O equipamento permite alterar o ângulo de visualização e ampliar a imagem para que o motorista tenha uma visão otimizada, superando obstáculos visuais comuns como ocupantes ou carga.
A pick-up oferece ainda recursos como o Surround Vision, que exibe na tela uma vista aérea da pick-up, permitindo que o motorista identifique obstáculos com maior facilidade ao manobrar ou dar marcha à ré.
Os ocupantes da Sierra 2019 poderão aproveitar os recursos do avançado sistema de infotainment da GMC, que oferece tela de 8 polegadas e recursos como espelhamento com smartphones, reconhecimento de voz aprimorado e recursos como o Surround Vision, que exibe na tela uma vista aérea da pick-up, permitindo que o motorista identifique obstáculos com maior facilidade ao manobrar ou dar marcha à ré.
A GMC oferece três opções de motorização para a Sierra 2019: dois motores V8 de 5,3 e 6,2 litros e um novo motor turbo diesel de seis cilindros e 3,0 litros.
Acoplados a um câmbio automático de dez velocidades, os motores a gasolina incorporam tecnologia Start/Stop e gerenciamento dinâmico de combustível, que permite que o motor opere de um a oito cilindros, dependendo da necessidade, de forma a otimizar a potência e a eficiência.
Equipada com rodas de 22 polegadas, a GMC Sierra Denali conta com o exclusivo sistema de suspensão Adaptive Ride Control, que emprega sensores sofisticados para monitorar as condições da estrada e as respostas do chassi em tempo real, permitindo ajustes nos amortecedores ativos a cada 2 milissegundos.
Para quem desejar uma pick-up como esta, a anos-luz dos modelos vendidos por aqui, a solução é recorrer à importação.
GMC MultiPro Tailgate – A tampa da caçamba “canivete suíço” prova que sempre dá para melhorar
Uma das frases que ouvimos com mais frequência diz que o mercado para acessórios automotivos está acabando, entre outras razões por que não há mais o que inventar.
Se fosse verdadeira, essa frase significaria que fabricantes de acessórios e montadoras já teriam descoberto todos os desejos e necessidades dos consumidores e apresentado produtos que atendessem todos eles.
O recém-lançado modelo 2019 da pick-up Sierra da GMC, divisão da General Motors americana, acaba de provar que ainda há muito para se inventar e oferecer para os consumidores.
Uma das novidades do modelo é a tampa da caçamba ( chamada de “tailgate” em Inglês), que além de poder ter acionamento elétrico e poder ser acionada remotamente ou por um botão embutido, também é articulada, dotada de anteparas que evitam que a carga saia da caçamba e tem até um degrau embutido.
Seis funções
Batizada de GMC MultiPro Tailgate, a tampa da caçamba estampada em alumínio pode ser subdividida, incorporando seis funções pensadas para minimizar o esforço e do usuário e oferecer o máximo de utilidade e versatilidade.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação