Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil segue China, Estados Unidos, Japão e Rússia
Em 2021, os grupos Fiat-Chrysler e o Grupo PSA, dona da Peugeot e Citroën, dão um grande passo para se transforma na quarta maior fabricante de automóveis do planeta. Isso porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE decidiu aprovar a fusão das empresas aqui no Brasil, seguindo a tendência de outros países como: China, Japão, Rússia e Estados Unidos. As gigantes automotivas ainda pleiteiam aprovação da União Europeia para finalizar de fato a fusão entre. A informação foi conferida pelo portal europeu autonews.
Ainda há muitas informações desencontradas nesta união. As empresas já disseram que não deixariam de produzir carros e que não extinguiria nenhuma marca, porém, nas últimas semanas, executivos da marca não deixaram claro se isso irá realmente acontecer.
É possível que a parte francesa do grupo fique encarregada de produzir os modelos pequenos e médios, já a ala italiana desenvolva os utilitários esportivos e picapes seguindo a experiência bem-sucedida com a marca Jeep.
No Brasil a FCA está muito bem estabelecida nos segmentos de SUvs mas tem longa tradição com modelos urbanos como o Argo, Cronos, Mobi e a Fiat Strada. Também está prestes a lançar motores turbinados 1.3 e 1.0 que podem interessar aos modelos da linha PSA. Aqui o tamanho das marcas Peugeot e Citroën é muito menor do que na Europa e nos países latinos mas os motores turbo podem equipar carros recém lançados como o 208. A experiência em modelos comerciais da PSA também pode reforçar a presença neste mercado com Peugeot Boxer, Citroën Jumpy entre outros. O primeiro passo para a fusão já foi dado.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.