Crossover compacto oferece versão menos equipada de entrada e ganha controle de estabilidade e tração: motor 1.5 não muda por enquanto
Em março de 2017 o Honda WR-V veio ocupar um espaço anterior ao HR-V e vem cumprindo seu papel com discrição e a boa fama dos carros da marca. Porém, com a chegada do crossover maior, o WR-V ficou um pouco sem sentido na linha Honda até que na linha 2021 ele ganha mudanças importantes. A grade central tem barras horizontais e está mais ampla além da faixa cromada que ficou mais larga. Agora há luzes em LED que também fizeram o conjunto evoluir. Ao sair com o carro pelas ruas mesmo com a sua discrição, o novo WR-V foi notado em todos os lugares e elogiado pelas mudanças.
Por dentro, o modelo da marca japonesa a ergonomia é a mesma assim como os bancos que permitem várias configurações. No entanto, na prática, o conjunto está mais refinado. Há molduras nas saídas de ar em preto brilhante com discreto acabamento cromado central assim como o acabamento novo na moldura do volante e também na costura cinza da peça.
Motor é o mesmo
Se por um lado o motor 1.5 aspirado iVTEC FlexOne de até 116cv e 15,3kgfm de torque (etanol) com transmissão automática CVT é idêntico por outro agora o WR-V tem controle de estabilidade e tração além de assistente de partida em rampa. O segundo item é muito útil na cidade assim como o alerta de frenagem de emergência e os sensores dianteiros de estacionamento (além dos traseiros) também disponíveis no modelo EXL.
Já as novidades de segurança tornam a condução mais segura. Arriscamos fazer algumas curvas mais fechadas para testar os novos controles mesmo sabendo que esportividade não é exatamente a vocação do crossover e ele continua se saindo bem. Vale lembrar que a suspensão do WR-V é baseada no HR-V e não no Fit, que lhe empresta estrutura, motor e interior. A barra estabilizadora, amortecedores e molas entre outros itens são os mesmos do crossover maior. A marca ainda possui o SUV CR-V, que é bem maior que todos os outros.
Multimídia fica devendo melhorias
Apesar disso outros itens poderiam ser melhorados como a multimídia de sete polegadas. Apesar do Apple CarPlay e Android Auto e do GPS, os comandos ainda são lentos e a interface é antiga. Com botões físicos, cor opaca e comandos mais lentos, a melhoria seria uma boa mudança para clientes mais exigentes e conectados. Ao menos o WR-V traz duas portas USB para recarga de smartphones e tablets.
Conclusão: O WR-V traz uma nova versão com preço de R$ 83,4 mil de entrada o que é uma boa notícia para concorrer com modelos da mesma categoria como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Peugeot 2008 e Citroen C4 Cactus considerando modelos com motor aspirado. Na versão avaliada neste primeiro contato pela Revista AutoMOTIVO, o WR-V EXL 2021 (preço sugerido: R$ 94 mil) traz mais dois airbags (total de seis bolsas infláveis), bancos revestido em couro com nova padronagem e retrovisor interno fotocrômico. Se por um lado o carro é praticamente o mesmo a Honda mostra pronta reposta do WR-V diante do segmento mais concorrido do país.
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