Modelo vem equipado com sistema híbrido leve e outro híbrido mais potente com motor 2.0 turbo de 313 cv força
O novo Classe C 2022 foi apresentado pela Mercedes-Benz. A nova geração passa a contar com um sistema híbrido de 48 volts chamado de EQ Boost e utiliza motor elétrico ISG. Além desta tecnologia, o carro vem equipado com outro sistema híbrido plug-in, porém, mais potente. Neste caso, tem um motor 2.0 turbo associado a outro elétrico, que juntos entregam 313 cv de força e 56 kgfm de torque. Caso o motorista queira utilizar apenas o trem de força elétrico será possível atingir a velocidade máxima de 140 km/h e tem autonomia de 100 quilômetros. A recarga da bateria pode ser realizada em apenas 30 minutos em tomadas rápidas. O novo modelo ainda foi projetado na plataforma MRA, que foi desenvolvida para carros com tração integral ou traseira.
O modelo ainda será oferecido com o novo M254 2.0 turbo de quatro cilindros de 258 cv, além do 1.5 turbo de 170 cv e 204 cv. No caso dos motores a diesel, o modelo terá opções de 163 cv, 200 cv e 265 cv. A transmissão é automática de nove velocidades e a tração é integral 4Matic.
Em relação ao visual, a nova geração tem traços já presentes em outros carros da marca, como o Classe A e o Classe E. Os faróis ficaram mais angulares e as lanternas traseiras ficaram horizontais. As rodas ganharam um novo design e podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas. Agora, a logo da marca não fica mais sobre o capô, mas sim na ampla grade dianteira.
Vem aí, o 1. webinar do mercado de som e acessórios – ENAN – online. Veja o vídeo!
O Classe C também ganhou novas medidas. Agora são 4,75 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,44 m de altura e 2,86 metros de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 455 litros no sedã e 490 ou 1.510 litros na versão perua.
Por dentro, o carro segue o padrão Mercedes, ou seja, com painel de instrumento digital, que pode ser de 10,25 polegadas ou 12,3 polegadas. A tecnologia ainda tem recursos com efeitos 3D e função de realidade aumentada. A central multimídia está posicionada na vertical e pode ter tela de 9,5 ou 11,9 polegadas.
Agora, também é possível se comunicar com o carro, já que ele possui um assistente de voz. Neste caso, basta o motorista falar “Hey Mercedes” para interagir com o sistema de entretenimento MBUX. Além disso, há opção “casa inteligente”, que permite monitorar detalhes da residência de longe, ou seja, é possível checar a temperatura, acender ou apagar as luzes, entre outras funcionalidades. Porém, para ter acesso a estas funções é necessário ter dispositivos compatíveis com Bosch Smart Home e Samsung SmartThings.
Em relação a novidades mecânicas, o novo Classe C 2022 possibilita esterçar as rodas traseiras na mesma direção do que as dianteiras em velocidades acima de 60 km/h e em velocidades menores pode se movimentar em direção oposta. Esse recurso garante maior segurança e estabilidade.
No Brasil
A nova geração do Classe C deve chegar ao Brasil apenas no final deste ano ou apenas no próximo ano. De qualquer maneira, o modelo será trazido de Bremen, na Alemanha, pois a fábrica de Iracemápolis foi fechada recentemente. O carro também será fabricado em East London, na África do Sul.
Vale ressaltar que apenas a geração anterior do modelo premium foi comercializada em diversos mercados e vendeu 2,5 milhões de unidades desde 2014, quando foi lançada. O mercado chinês é o maior comprador do modelo, seguido por Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.
Concorrentes
A nova geração do Mercedes Classe C tem como rivais o recém-lançado Audi A3 e algumas versões do A4 e o BMW Série 3, além do Volvo XC60 que hoje só oferece motorização híbrida.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de fevereiro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.