Trem de força entrega 154 cv e tem câmbio do tipo CVT
O mercado argentino receberá o Renault Duster com motor turbo no próximo dia 30 de junho. O modelo, que é produzido em Sofasa, na Colômbia, não tem mudanças visuais em relação à versão brasileira lançada no ano passado. Portanto, a única diferença fica por conta do propulsor de 1.3 litro de 154 cv, que foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e, também, equipa o novo Captur. O SUV deve chegar ao Brasil apenas em 2022, uma vez que a marca informou que pretende fazer cinco lançamentos no próximo ano.
A nova motorização, que é de 1.3 litro turbo entrega 154 cv e tem torque de 270 Nm, substituirá o veterano trem de força de 2.0 litros de 16V, que desenvolve 143 cv e tem torque de 198 Nm. O utilitário esportivo continuará a ser vendido com transmissão automática do tipo CV e manual de seis velocidades. A tração pode ser 4×2 ou 4×4.
Em relação aos equipamentos, passa a contar com controle de estabilidade, airbags, assistência de partida em subida, limitador de velocidade, central multimídia de 8 polegadas, entre outros componentes.
Versão Europeia
Enquanto a América do Sul ainda produz e vende esta versão, na Europa a Dacia, que é responsável por produzi-lo e vendê-lo por lá, fez uma atualização no Duster, que será vendido a partir de setembro no mercado europeu.
O Duster 2022 conta com a nova assinatura em “Y” da marca e tem faróis em LED. Além disso, o modelo ganhou nova grade dianteira e nova entrada de ar no para-choque, o que o deixou mais arrojado e robusto. A traseira também conta com lanternas com assinatura ótica em formato de “Y”, mas tem traços semelhantes ao vendido por aqui. O carro também passa a ser oferecido com novas rodas de 16 e 17 polegadas.
Por dentro o crossover ganhou um novo volante, painel de instrumentos, que não é digital e nova central multimídia de oito polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e ainda tem sistema de navegação por GPS, monitor de inclinômetro, bússola, entre outras funcionalidades.
A motorização pode ser 1.0 turbo, que entrega 90 cv, 1.3 turbo de 150 cv e 1.5 turbodiesel de 115 cv. A transmissão é automatizada de dupla embreagem de seis velocidades ou manual de seis marchas. A tração pode ser 4×2 ou 4×4.
Duster no Brasil
A Renault lançou a nova geração do Duster no Brasil no começo do ano passado com motor 1.6 SCe de 118 e 120 cv e mudanças visuais. Por isso, a marca ainda não fala oficialmente sobre o vendê-lo por aqui com motor 1.3 turbo. Contudo, a montadora prometeu cinco novos modelos para 2022 e, como a nova Captur foi lançada recentemente, é provável que o SUV com esse propulsor turbo chegue no próximo ano junto com outras novidades como a reestilização do Kwid e, também, com a nova picape Duster Oroch, que terá esse trem de força 1.3 litro turbo.
Em relação ao Duster europeu, deve demorar para essa versão chegar ao mercado nacional, uma vez que vai depender de a empresa criar uma gama de carros com a plataforma CMF-B no país.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.