Pick-up chega para brigar no segmento premium com a Ram 1500 Rebel e com a futura Chevrolet Silverado
Após confirmar a chegada da F-150 no mercado brasileiro a Ford divulga mais detalhes da pick-up ao abrir a pré-venda no site da marca ainda que não tenha revelado o preço da novidade. A F-150 está na sua 14ª geração sendo o veículo mais vendido nos Estados Unidos há 41 anos. Entre os destaques estão a estrutura de alumínio, itens de conectividade e segurança como controle de cruzeiro adaptativo e nova tecnologia da multimídia Sync 4 que estreia no país.
E para explorar o segmento premium dentro do nosso mercado ao lado da Ram 1500 Rebel e a futura Chevrolet Silverado (já confirmada) a Ford traz duas versões da F-150: Lariat com visual mais despojado e esportivo e a Platinum, com estilo clássico.
De porte impressionante, a F-150 tem 5,88m de comprimento, 3,67m de entre-eixos, 1,96m de altura e 2,08m de largura sem os retrovisores, a pickup tem números interessantes de capacidade como tanque de 136 litros, capacidade de carga que varia entre 681kg (Platinum) e 728kg (Lariat) com 1.370 litros de volume na caçamba. Esse compartimento tem alças, tomada 110V e iluminação em LED além do revestimento chamado pela Ford de spray in, escada de acesso com suporte e abertura via chave presencial. A capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.
O interior mescla couro, plástico e metais com linhas retas e clássicas e os instrumentos permitem uma melhor ergonomia a bordo com ajuste de altura dos pedais, altura e profundidade do volante e bancos elétricos com 10 possibilidades de ajuste para o motorista e 8 para o passageiro. Além da caçamba há porta-objetos em toda a cabine, há uma prática bandeja retrátil no console central (Platinum que acrescenta ainda itens como o estribo retrátil), compartimento extra sob os bancos traseiros que também ficam suspensos permitindo aproveitar a área interna.
Motor de Mustang com ajustes próprios
Seguindo a escola norteamericana a F-150 terá apenas uma opção de motorização a gasolina. Trata-se do V8 Coyote 5,0 litros já usado no Mustang mas com calibração e eletrônica próprios com 407cv e 56,7kgfm de torque controlado por uma transmissão automática de dez marchas e modos 4X2, 4X4 (para altas e baixas velocidades) e sistema de controle de reboque Pro Trailer.
Conectividade e segurança
Na lista de itens de conectividade estão a nova multimídia de 12 polegadas Sync 4, com conexão sem fio para celulares Apple Car Play e Android Auto, bluetooth e FM, sistema completo de câmeras externas incluindo para monitorar o Trailer. Há oito modos de condução ajustáveis por um botão com controles próprios de tração e resposta do câmbio, entrega de potência e suspensão. Na versão Platinum o som é assinado pela Bang & Olufsen com 18 alto-falantes enquanto na Lariat são 8.
A lista de segurança também inclui oito airbags, exclusivo sistema de controle de manobras evasivas e frenagem automática em manobras de esquina (útil em semáforos por exemplo), controle de descida, controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go, detecção de pedestres e ciclistas com frenagem automática, câmera traseira com detector de objetos e monitor de ponto cego.
Os dados divulgados de consumo também impressionam. A Ford promete autonomia superior a 1.000km com um tanque de combustível e consumo de 6,3km/l na cidade e 8,6km/l na estrada.
Serão duas versões disponíveis
Lariat: visual escurecido presente no acabamento da pick-up, rodas ar 20 com acabamento escuro, 8 modos de condução, teto solar panorâmico, estribo fixo, assistente de reboque, multimídia de 12 polegadas e painel digital de 12 polegadas, ajusts de volante e pedais com memória, som B&O com 8 alto-falantes e aplicativo Ford Pass Connect. A Lariat estará disponível em seis cores incluindo vermelho, branco e preto.
Platinum: visual com acabamento cromado presente inclusive na tampa da caçamba, estribo elétrico retrátil, volante com visual cromado e soleiras exclusivas da versão, console com superfície de apoio com acabamento em couro e logo da versão, bancos em couro com costuras “platinum” e sistema Ford Pass Connect. A Platinum estará disponível em oito cores com diversos tons de cinza, preto, branco, além de azul e vermelho. Há ainda 15 opções de acessórios para customização.
Os preços ainda não foram revelados pela Ford mas no site será possível fazer a pré-reserva a partir do dia 14 de fevereiro com exclusividade para clientes Ford que já adquiriram veículos da marca nos últimos 10 anos. A partir do dia 16 a pré-reserva será aberta a todos os outros interessados. O prazo de entrega é de 90 a 120 dias.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de fevereiro, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.