SUV não é vendido no Brasil mas faz sucesso lá fora com motor da 2,8 litros da Hilux
Um dos modelos mais longevos da indústria atualmente é o Toyota Land Cruiser 70, SUV tradicional 4×4 que é vendido em vários países. Ao olharmos a versão 2024 de perto notamos que o visual “robusto” e linhas retas estão em alta conectando clientes ao passado.
O SUV diesel que ainda é vendido em muitos países foi lançado originalmente em 1984 e acaba de receber seu quarto facelift dentro da mesma geração há nada menos que 40 anos.
Originalmente a série Land Cruiser 70 estreou como substituta da antiga série 40, que por sua vez estreou em 1960 (foi produzido aqui até 2001). Apesar das novas gerações do Land Cruiser que surgiram ao longo dos anos, a Toyota continuou a oferecer a confiável série 70 em alguns mercados ao redor do mundo, incluindo Austrália e África do Sul e agora até o Japão receberá o tradicional veículo diesel.
História longeva
O chassi em “escada” é o mesmo introduzido em 1984 no Land Cruiser 70. Mas ele se mantém moderno na medida do possível.
A série Land Cruiser 70 de 2024 traz um novo visual, com faróis de LED redondos integrados à grade em formato de colmeia e piscas salientes que remetem ao design original.
O novo para-choque possui linhas mais limpas, mas mantém a aparência de plástico não pintado, combinando com as extensões das caixas de roda. Na lateral, os novos para-lamas dianteiros se assemelham mais ao modelo original da série 70 de 1984 e na parte traseira, a Toyota substituiu as lanternas originais por painéis na cor da carroceria.
Assim como seus predecessores, a série 70 atualizada estará disponível nas configurações de cabine simples, cabine dupla, transporte de tropas (uso restrito) e utilitário. O SUV mede 4.890 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.920 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2.730 mm.
Internamente, o novo painel de instrumentos apresenta uma tela de 4,2 polegadas com gráficos retrô, e o console central foi ligeiramente revisado. Na Austrália, todas as versões vêm com uma tela sensível ao toque de 6,7 polegadas para o sistema de infotainment, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A linha 2024 também recebeu Toyota Safety Sense, que inclui alerta de saída de faixa, assistência de sinalização rodoviária, faróis altos automáticos e mais.
A série 70 ainda é baseada no chassi de escada original, mas os engenheiros da Toyota melhoraram o conforto em estrada sem sacrificar as credenciais off-road.
Motor de Hilux
O motor do Land Cruiser 70 é novo até por conta das regras de emissões cada vez mais rígidas. O SUV vem com motor bem conhecido por nós: 2,8 litros quatro cilindros (1GD-FTV) que é o mesmo da Hilux com 201cv e 50kgfm de torque combinado com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades, enviando potência para as quatro rodas através do sistema 4WD.
Em alguns países o Land Cruiser clássico também tem o V8 turbodiesel 4,5 litros de 202cv e 43kgfm de torque mas com transmissão manual de 5 velocidades.
A série Toyota LandCruiser 70 faz sucesso na Austrália, Oriente Médio, Sul da Ásia e no Japão a gigante japonesa irá voltar a oferecer o SUv para atender o público.